Submissão de Projetos

• A excelência na Investigação Científica

A conduta ética na investigação científica implica a aplicação de princípios éticos fundamentais e legislação vigente, em todos os domínios aplicáveis à investigação, pois todos eles podem colocar questões éticas. A ética é anterior à lei e à deontologia e está plasmada em tudo aquilo que fazemos, particularmente no modo como fazemos.

A ética é parte integrante do processo de investigação científica, desde a conceção até ao seu termo, e a conformidade ética - de qualquer projeto e processo de investigação -, é considerada essencial para promover a verdadeira excelência em investigação.

O Procedimento de apreciação Ética tem o seu enfoque na conformidade com normas e padrões éticos, legislação aplicável, convenções e declarações nacionais e internacionais, autorizações nacionais e aprovações éticas, proporcionalidade dos métodos e consciência dos proponentes no que diz respeito à observância dos elevados padrões éticos, assim como à imperiosidade de proteger e garantir a dignidade e integridade de todos os envolvidos, nas diferentes fases do processo de investigação.

A Comissão de Ética para Saúde da UCP procurará apreciar os pedidos de parecer que sejam submetidos até sete (7) dias antes da reunião. Caso isso não aconteça, os pedidos serão apreciados na reunião mensal seguinte.

O preenchimento do presente formulário é obrigatório e pretende ser uma ferramenta de apoio à preparação e apresentação de projetos/estudos de investigação à Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), especialmente para elucidação dos elementos a apresentar. Leia atentamente a nota explicativa e preencha da forma mais completa possível. Anexo a este formulário está um documento com a sugestão de elementos essenciais para elaboração de um modelo de Consentimento Informado e Esclarecido.

A submissão apenas será válida após verificação do correto preenchimento deste formulário, assim como da presença de todos os documentos que podem atestar o seu conteúdo. A declaração do orientador do projeto e a declaração da aprovação pelo Conselho Científico são obrigatórias.

Depois de finalizado o preenchimento do presente formulário, e reunidos todos os documentos considerados pertinentes pelo(s) investigador(es), para a apreciação ética pela CES-UCP, os proponentes deverão enviar email dirigido ao presidente da CES-UCP solicitando a correspondente apreciação ética. Todos os documentos para análise devem estar anexos a esse correio eletrónico de modo a poderem integrar o processo individual de cada proponente.

Reunidos todos os elementos acima enunciados o processo de submissão está concluído e entrará em fase de apreciação pela CES-UCP. O estado do processo poderá ser consultado na página web destinada a esta CES. Todos os projetos apresentados para apreciação da CES-UCP estarão identificados – no sítio internet -, através do número de entrada, título do projeto e estado – em «apreciação», «parecer favorável» ou «parecer desfavorável».