Sou investigador da UCP
As Bibliotecas da UCP disponibilizam um conjunto de recomendações para a investigação alinhada a práticas de Ciência Aberta.
Em caso de dúvida contacte ciencia@ucp.pt.
Gestão do Perfil de Investigador
O Ciência-UCP é a plataforma central para gestão e divulgação da informação científica da Universidade Católica Portuguesa. Devido à sua importância é fundamental que seja atualizada com prioridade, de modo a preservar a visibilidade, a consistência e a fiabilidade dos dados apresentados.
Aceder ao Ciência-UCP
Área pessoal no Ciência-UCP (requer autenticação)
A plataforma Ciência-UCP sincroniza diretamente com o ORCID e o CiênciaVITAE, facilitando a atualização dos perfis dos investigadores e tornando esse processo mais rápido e eficiente.
Para saber como ativar a sincronização clique aqui (requer autenticação)
Manter a associação correta das publicações aos perfis nestas bases de dados é fundamental para representar de forma fidedigna a produção científica. A reivindicação do perfil permite agregar registos dispersos, corrigir informações e aumentar a visibilidade na comunidade científica.
Em caso de dúvidas no processo de reivindicação dos seus perfis contacte ciencia@ucp.pt
Acesso Aberto e Publicações
A publicação em Acesso Aberto permite a disponibilização gratuita, sem qualquer obstáculo, e a reutilização da produção científica (artigos, livros, pósteres, código, entre outros).
São várias as entidades financiadoras que implementaram uma política de Acesso Aberto, entre as quais se destacam a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Comissão Europeia.
Para garantir maior visibilidade e impacto da produção científica, disponibilizamos um serviço de apoio personalizado, no qual analisamos as editoras e/ou revistas identificadas para publicação, verificando as suas políticas, a indexação em bases de dados reconhecidas e as suas métricas.
Para mais informações contactar ciencia@ucp.pt
Nos termos do Despacho ADM/0381/2019, deve ser adotada a seguinte forma de indicação de afiliação institucional
Universidade Católica Portuguesa, (Faculdade) e/ou (Instituto), (Unidade de Investigação), Portugal
Os investigadores da Universidade Católica Portuguesa beneficiam da isenção ou de descontos nas taxas de publicação (Article Processing Charge - APC) ao abrigo dos Acordos Transformativos da b-on. Para usufruir, deve assegurar que a revista consta na lista de publicações abrangidas por estes acordos, que existem quotas anuais disponíveis, que o autor correspondente tem afiliação, de acordo com a política institucional, e e-mail da UCP.
São disponibilizados serviços de análise e monitorização das métricas a nível da produção científica, investigadores e instituições. A atualização regular do perfil no Ciência-UCP é essencial para garantir a qualidade dos relatórios produzidos.
Dados de Investigação
As Bibliotecas da UCP disponibilizam serviços de apoio à gestão dos dados de investigação, desde a criação de Planos de Gestão de Dados até à preservação a longo prazo em repositórios reconhecidos pelas agências de financiamento.
A plataforma ARGOS, recomendada por financiadores como Comissão Europeia e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é gratuita e facilita a elaboração do Plano de Gestão de Dados, disponibilizando modelos predefinidos alinhados com os requisitos de diversas entidades financiadoras. Para garantir a conformidade com estas exigências, os investigadores podem contar com o apoio especializado das Bibliotecas da UCP na execução deste documento.
A curadoria de dados envolve várias etapas fundamentais para garantir a qualidade, acessibilidade e reutilização dos dados de investigação. Neste âmbito, as Bibliotecas da UCP oferecem apoio técnico nas diferentes etapas deste processo, incluindo na organização e limpeza dos conjuntos de dados e na criação de ficheiros de documentação como o README.txt, que asseguram uma descrição clara e estruturada da informação.
A escolha de um repositório adequado é essencial para assegurar a preservação e reutilização dos dados. Esta decisão pode depender do tipo de dados ou das diretrizes do financiador. O diretório re3data é uma ferramenta útil para identificar repositórios temáticos e generalistas. Neste processo, as Bibliotecas da UCP prestam apoio na análise das opções disponíveis, orientando os investigadores na seleção do repositório mais adequado.