Cursos

A CATÓLICA-LISBON é hoje uma instituição de referência em Portugal, com uma reputação de excelência nos seus vários níveis de ensino: Licenciatura em Economia, Licenciatura em Gestão, Mestrados, MBA e Programas para Executivos.

A Católica Porto Business School é uma escola reconhecida nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento completo de profissionais nas áreas da Economia e da Gestão, focados na sustentabilidade e no respeito pelo indivíduo. Ao longo de mais de 25 anos a Escola tem preparado profissionais para os negócios globais, que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. 

O DEGCS tem como missão preparar profissionais de excelência com competências para integrar ou criar organizações (empresariais, públicas ou do terceiro setor) e promover a investigação e o consequente desenvolvimento científico, desenvolvendo ainda as colaborações com outras unidades da Universidade Católica. No âmbito do Departamento são ministradas a licenciatura em Gestão, os Mestrados em Gestão e Serviço Social, Mestrados em Ciências da Educação (em colaboração com a Faculdade de Educação e Psicologia do pólo do Porto) e ainda várias Pós-Graduações nas áreas da Gestão e das Ciências Sociais e também Formação Avançada.

A Escola Superior de Biotecnologia foi fundada em 1984, há mais de 30 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada), e na Extensão aos setores secundário e terciário (prestação de serviços, e formação contínua).

A Escola das Artes do Porto é direcionada a todos aqueles que se interessem pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo, por uma formação diversificada teórico-prática, que tenham espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas.

A Faculdade de Ciências Humanas está organizada em 5 áreas científicas - Ciências da Comunicação, Estudos de Cultura, Filosofia, Ciências Sociais e Ciências Psico-Pedagógicas - oferecendo um total de 5 licenciaturas, 11 mestrados (com um total de 24 variantes ou especializações anuais) e 5 doutoramentos. A esta variedade somam-se ainda uma Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA), com uma dezena de cursos de formato e duração variável, 2 institutos e 4 Centros de Estudo.

A reputação da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica fala por si. Foi o primeiro curso de Direito a norte de Coimbra. Ao longo destes cerca de 40 anos, foi constituindo um corpo próprio de professores, formados em Portugal e em prestigiadas universidades europeias e norte-americanas. Na Faculdade de Direito, elege-se como objetivo fundamental ajudar cada estudante a realizar os seus projetos profissionais e, até, alguns dos seus sonhos.

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) oferece aos seus alunos uma formação de qualidade nos domínios da Educação e da Psicologia. A oferta formativa em Educação inclui diversas pós-graduações, um mestrado e um programa de doutoramento (no Centro Regional do Porto e na Universidade Católica de Moçambique).

A origem da UCP data de 13 de outubro de 1967, quando integrou a Faculdade de Filosofia de Braga como primeira instituição, que já funcionava na cidade desde 1947. O Centro Regional de Braga nasce a 25 de outubro de 1999, com o objetivo de consolidar e desenvolver a presença da Universidade Católica Portuguesa na região. O Centro Regional de Braga disponibiliza atualmente 9 licenciaturas, 21 mestrados e 6 doutoramentos, distribuídos pelas suas faculdades.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

A Faculdade de Teologia e os seus centros de estudo têm como objetivo promover, mediante a investigação científica e a docência superior, o estudo da experiência, história e doutrina associadas à fé cristã e a outras tradições religiosas e prestar apoio à Igreja Católica no desempenho da sua missão.

O Instituto de Ciências da Saúde foi criado na Universidade Católica Portuguesa em 2004 com o objetivo de enquadrar num projeto único, nacional, todos os programas já existentes no domínio das Ciências da Saúde, e promover o seu desenvolvimento. o ICS tem vindo a consolidar formações diversas para os diferentes profissionais desenvolvendo, simultaneamente, atividades de investigação científica que têm enriquecido o acervo de uma cultura própria dos cuidados centrados na pessoa que sofre.

Coerente com a sua Missão, o Instituto de Ciências da Saúde - Porto desenvolve a sua atividade em três eixos fundamentais: o Ensino, oferecendo todos os ciclos de ensino, a Investigação Científica, coordenada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde também com três núcleos regionais e a Prestação de Serviços, com a Clínica Universitária de Medicina Dentária, em Viseu, e o Centro de Enfermagem da Católica, no Porto desde 2007 e em Lisboa, desde 2013.

O Instituto de Ciências da Saúde - Viseu criado em 2016 desenvolve atividades em torno de três pilares: o Ensino, a Investigação Científica e a Prestação de Serviços. Na vertente do ensino são lecionados o Mestrado Integrado em Medicina Dentária e a Licenciatura em Ciências Biomédicas. A investigação científica decorre no âmbito da missão e objetivos do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), que tem em Viseu as plataformas: ProHealth e SalivaTec. A Clínica Dentária Universitária apoia a atividade formativa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e presta serviços à comunidade.

O Instituto de Estudos Políticos pretende ser um projecto estratégico de largo alcance e longa duração. Numa era em que o conhecimento tende a constituir a chave do desenvolvimento, este Instituto assume-se naturalmente como um projecto de futuro que pretende ser útil a Portugal e ao mundo de língua portuguesa.