Faculdades

18 Faculdades e Institutos e os seus Centros de Investigação constituem a estrutura académica da UCP. Através desta estrutura, a Universidade oferece excelência no ensino e na investigação.

A CATÓLICA-LISBON é hoje uma instituição de referência em Portugal, com uma reputação de excelência nos seus vários níveis de ensino: Licenciatura em Economia, Licenciatura em Gestão, Mestrados, MBA e Programas para Executivos.

A Católica Porto Business School é uma escola reconhecida nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento completo de profissionais nas áreas da Economia e da Gestão, focados na sustentabilidade e no respeito pelo indivíduo. Ao longo de mais de 25 anos a Escola tem preparado profissionais para os negócios globais, que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. 

A Escola das Artes do Porto é direcionada a todos aqueles que se interessem pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo, por uma formação diversificada teórico-prática, que tenham espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas.

A Escola Superior de Biotecnologia foi fundada em 1984, há mais de 30 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada), e na Extensão aos setores secundário e terciário (prestação de serviços, e formação contínua).

A Faculdade de Ciências Humanas está organizada em 5 áreas científicas - Ciências da Comunicação, Estudos de Cultura, Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia - oferecendo um total de 6 licenciaturas, 9 mestrados (com um total de 16 variantes ou especializações anuais) e 5 doutoramentos. A esta variedade somam-se ainda uma Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA), com várias dezenas de cursos de formato e duração variável, 2 institutos e 3 Centros de Estudo.

A reputação da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica fala por si. Foi o primeiro curso de Direito a norte de Coimbra. Ao longo destes cerca de 40 anos, foi constituindo um corpo próprio de professores, formados em Portugal e em prestigiadas universidades europeias e norte-americanas. Na Faculdade de Direito, elege-se como objetivo fundamental ajudar cada estudante a realizar os seus projetos profissionais e, até, alguns dos seus sonhos.

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) oferece aos seus alunos uma formação de qualidade nos domínios da Educação e da Psicologia. A oferta formativa em Educação inclui diversas pós-graduações, um mestrado e um programa de doutoramento (no Centro Regional do Porto e na Universidade Católica de Moçambique).

A origem da UCP data de 13 de outubro de 1967, quando integrou a Faculdade de Filosofia de Braga como primeira instituição, que já funcionava na cidade desde 1947. O Centro Regional de Braga nasce a 25 de outubro de 1999, com o objetivo de consolidar e desenvolver a presença da Universidade Católica Portuguesa na região. O Centro Regional de Braga disponibiliza atualmente 9 licenciaturas, 21 mestrados e 6 doutoramentos, distribuídos pelas suas faculdades.

A Faculdade de Medicina é a mais recente unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2019.
Irá contribuir para a inovação da medicina em Portugal, através dos três pilares base: ensino, investigação e clínica. A Faculdade de Medicina visa formar profissionais de excelência, com elevado sentido ético e de responsabilidade social, capazes de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, inspirados pela missão de trabalhar para o bem comum.

Visitar Site

O antigo Instituto de Ciências da Saúde - Viseu criado em 2016 desenvolveu atividades em torno de três pilares: o Ensino, a Investigação Científica e a Prestação de Serviços. Na vertente do ensino são lecionados o Mestrado Integrado em Medicina Dentária e a Licenciatura em Ciências Biomédicas. A investigação científica decorre no âmbito da missão e objetivos do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), que tem em Viseu as plataformas: ProHealth e SalivaTec. A Clínica Dentária Universitária apoia a atividade formativa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e presta serviços à comunidade.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

Lecionação plurilocalizada em Lisboa, Braga e Porto.

O Instituto de Bioética (IB) foi criado pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, em Julho de 2002, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

O Instituto de Ciências da Saúde foi criado na Universidade Católica Portuguesa em 2004 com o objetivo de enquadrar num projeto único, nacional, todos os programas já existentes no domínio das Ciências da Saúde, e promover o seu desenvolvimento. o ICS tem vindo a consolidar formações diversas para os diferentes profissionais desenvolvendo, simultaneamente, atividades de investigação científica que têm enriquecido o acervo de uma cultura própria dos cuidados centrados na pessoa que sofre.

Coerente com a sua Missão, o Instituto de Ciências da Saúde - Porto desenvolve a sua atividade em três eixos fundamentais: o Ensino, oferecendo todos os ciclos de ensino, a Investigação Científica, coordenada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde também com três núcleos regionais e a Prestação de Serviços, com a Clínica Universitária de Medicina Dentária, em Viseu, e o Centro de Enfermagem da Católica, no Porto desde 2007 e em Lisboa, desde 2013.

O Instituto de Estudos Políticos visa ser um projecto estratégico de longo alcance e de longa duração. Numa época em que o conhecimento tende a ser a chave do desenvolvimento, este Instituto assume-se naturalmente como um projecto para o futuro que procura ser útil para Portugal e para o mundo lusófono.

O Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde tem como missão preparar profissionais de excelência com competências para integrar ou criar organizações (empresariais, públicas ou do terceiro setor) e promover a investigação e o consequente desenvolvimento científico, desenvolvendo ainda as colaborações com outras unidades da Universidade Católica. No âmbito do Departamento são ministradas a licenciatura em Gestão, os Mestrados em Gestão e Serviço Social, Mestrados em Ciências da Educação (em colaboração com a Faculdade de Educação e Psicologia do pólo do Porto) e ainda várias Pós-Graduações nas áreas da Gestão e das Ciências Sociais e também Formação Avançada.

O Instituto Superior de Direito Canónico, pertencente à rede de universidades e faculdades eclesiásticas - na Europa mais de centena e meia de instituições de ensino superior - e à comunidade das quarenta e duas instituições universitárias de ensino do Direito Canónico, foi erigido canonicamente pela Santa Sé em 2004 como instituto ad instar facultatis, sucedendo ao centro de estudos canonísticos fundado em 1986 na Universidade Católica Portuguesa.