Faculdades

16 Faculdades e Institutos e os seus Centros de Investigação constituem a estrutura académica da UCP. Através desta estrutura, a Universidade oferece excelência no ensino e na investigação.

A Católica Porto Business School é uma escola reconhecida nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento completo de profissionais nas áreas da Economia e da Gestão, focados na sustentabilidade e no respeito pelo indivíduo. Ao longo de mais de 25 anos a Escola tem preparado profissionais para os negócios globais, que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. 

A Escola das Artes do Porto é direcionada a todos aqueles que se interessem pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo, por uma formação diversificada teórico-prática, que tenham espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas.

A Escola Superior de Biotecnologia foi fundada em 1984, há mais de 30 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada), e na Extensão aos setores secundário e terciário (prestação de serviços, e formação contínua).

A reputação da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica fala por si. Foi o primeiro curso de Direito a norte de Coimbra. Ao longo destes cerca de 40 anos, foi constituindo um corpo próprio de professores, formados em Portugal e em prestigiadas universidades europeias e norte-americanas. Na Faculdade de Direito, elege-se como objetivo fundamental ajudar cada estudante a realizar os seus projetos profissionais e, até, alguns dos seus sonhos.

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) oferece aos seus alunos uma formação de qualidade nos domínios da Educação e da Psicologia. A oferta formativa em Educação inclui diversas pós-graduações, um mestrado e um programa de doutoramento (no Centro Regional do Porto e na Universidade Católica de Moçambique).

A Faculdade de Teologia e os seus centros de estudo têm como objetivo promover, mediante a investigação científica e a docência superior, o estudo da experiência, história e doutrina associadas à fé cristã e a outras tradições religiosas e prestar apoio à Igreja Católica no desempenho da sua missão.

O Instituto de Bioética (IB) foi criado pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, em Julho de 2002, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

Coerente com a sua Missão, o Instituto de Ciências da Saúde - Porto desenvolve a sua atividade em três eixos fundamentais: o Ensino, oferecendo todos os ciclos de ensino, a Investigação Científica, coordenada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde também com três núcleos regionais e a Prestação de Serviços, com a Clínica Universitária de Medicina Dentária, em Viseu, e o Centro de Enfermagem da Católica, no Porto desde 2007 e em Lisboa, desde 2013.