Gestão de Dados de Investigação
A gestão de dados de investigação envolve a organização sistemática, armazenamento e curadoria dos dados recolhidos durante a investigação científica. Uma gestão eficaz assegura a integridade dos dados, facilita a partilha e reutilização, e promove a transparência e reprodutibilidade da investigação.
De acordo com os princípios FAIR (Findable, Acessible, Interoperable e Reusable) os dados devem ser facilmente localizáveis, acessíveis mediante regras definidas de forma clara, apresentados em formatos e linguagens padronizados, e descritos de forma detalhada para possibilitar a sua reutilização. Atualmente, a conformidade com os princípios FAIR transcende a recomendação de boas práticas, sendo cada vez mais uma exigência imposta pelas entidades financiadoras.
Para mais informações consultar:
Go-FAIR
Descreve como os dados serão tratados ao longo do projeto: como serão recolhidos, organizados, protegidos, partilhados e preservados. É um documento vivo que pode ser atualizado ao longo do tempo e que garante uma boa gestão dos dados desde o início. Tanto a Comissão Europeia, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) promovem a utilização da plataforma ARGOS para apoiar a elaboração do Plano de Gestão de Dados.
Para mais informações consultar:
ARGOS
Polén FCT
OpenAIRE - como criar um PGD?
Depositar os dados num repositório adequado é uma forma de valorizar o trabalho científico, assegurando a sua preservação, acessibilidade e reutilização. O Zenodo é um exemplo de um repositório de Acesso Aberto que oferece uma plataforma segura e reconhecida para o armazenamento e partilha de dados de investigação.
A gestão adequada dos dados de investigação envolve organizar, documentar, proteger e partilhar a informação de forma estruturada e responsável ao longo de todo o projeto. Isto inclui o uso de formatos abertos para garantir acessibilidade futura, a criação de metadados claros, o armazenamento seguro em plataformas fiáveis e o depósito em repositórios reconhecidos para preservação a longo prazo. Uma má gestão pode comprometer o projeto, atrasar publicações e levantar questões éticas ou legais.
Para mais informações consultar:
ISO 8601
Versionamento
Template ficheiro README
Armazenamento - OneDrive
A gestão responsável dos dados de investigação exige o cumprimento rigoroso de princípios éticos e legais, sobretudo quando envolvem dados pessoais sensíveis, como informação sobre etnia ou orientação sexual. Para garantir o cumprimento do RGPD, é necessário obter consentimento informado, aplicar técnicas de anonimização (ex.: plataforma Amnesia), assegurar o armazenamento seguro e controlar o acesso. Questões como a definição da propriedade dos dados, a garantia do direito de acesso, a preservação da confidencialidade e a responsabilidade pelo uso adequado da informação deverão ser asseguradas. Estas práticas devem constar no Plano de Gestão de Dados e respeitar as normas institucionais e legais, protegendo os direitos dos envolvidos e a integridade científica.
Para mais informações consultar:
Amnesia
European IP Helpdesk
OpenAIRE - guia sobre dados sensíveis
Ciência Aberta e direitos de propriedade intelectual
OpenAIRE - como saber se os dados de investigação estão protegidos?
Consulte as iniciativas e documentos oficiais relacionados com a temática:
Diretiva do Horizon 2020 relativa aos Dados de Investigação
Diretiva do Horizon Europe relativa à Gestão de Dados de Investigação
Política sobre a disponibilização de dados e outros resultados de investigação científica financiada pela FCT
|
Anonimização de dados de investigação. |
|
Elaboração de Plano de Gestão de Dados (PGD). |
|
Seleção da licença Creative Commons mais adequada. |
|
Gestão e partilha de projetos científicos, permitindo registo de dados. |
|
Diretório de repositórios de dados de investigação. |
|
Repositório multidisciplinar de dados de investigação. |
Consulte os diversos materiais formativos relacionados com a temática:
Re.data
O essencial de Gestão de Dados de Investigação
Academia de Investigação Elsevier - Gestão de dados de investigação