Gestão de Dados de Investigação

A gestão de dados de investigação envolve a organização sistemática, armazenamento e curadoria dos dados recolhidos durante a investigação científica. Uma gestão eficaz assegura a integridade dos dados, facilita a partilha e reutilização, e promove a transparência e reprodutibilidade da investigação.

De acordo com os princípios FAIR (Findable, Acessible, Interoperable e Reusable) os dados devem ser facilmente localizáveis, acessíveis mediante regras definidas de forma clara, apresentados em formatos e linguagens padronizados, e descritos de forma detalhada para possibilitar a sua reutilização. Atualmente, a conformidade com os princípios FAIR transcende a recomendação de boas práticas, sendo cada vez mais uma exigência imposta pelas entidades financiadoras.


Para mais informações consultar:
Go-FAIR 

Descreve como os dados serão tratados ao longo do projeto: como serão recolhidos, organizados, protegidos, partilhados e preservados. É um documento vivo que pode ser atualizado ao longo do tempo e que garante uma boa gestão dos dados desde o início. Tanto a Comissão Europeia, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) promovem a utilização da plataforma ARGOS para apoiar a elaboração do Plano de Gestão de Dados.


Para mais informações consultar:
ARGOS 
Polén FCT 
OpenAIRE - como criar um PGD?

Depositar os dados num repositório adequado é uma forma de valorizar o trabalho científico, assegurando a sua preservação, acessibilidade e reutilização. O Zenodo é um exemplo de um repositório de Acesso Aberto que oferece uma plataforma segura e reconhecida para o armazenamento e partilha de dados de investigação.


Para mais informações consultar:
re3data 
Zenodo

A gestão adequada dos dados de investigação envolve organizar, documentar, proteger e partilhar a informação de forma estruturada e responsável ao longo de todo o projeto. Isto inclui o uso de formatos abertos para garantir acessibilidade futura, a criação de metadados claros, o armazenamento seguro em plataformas fiáveis e o depósito em repositórios reconhecidos para preservação a longo prazo. Uma má gestão pode comprometer o projeto, atrasar publicações e levantar questões éticas ou legais.


Para mais informações consultar:
ISO 8601
Versionamento
Template ficheiro README
Armazenamento - OneDrive

A gestão responsável dos dados de investigação exige o cumprimento rigoroso de princípios éticos e legais, sobretudo quando envolvem dados pessoais sensíveis, como informação sobre etnia ou orientação sexual. Para garantir o cumprimento do RGPD, é necessário obter consentimento informado, aplicar técnicas de anonimização (ex.: plataforma Amnesia), assegurar o armazenamento seguro e controlar o acesso. Questões como a definição da propriedade dos dados, a garantia do direito de acesso, a preservação da confidencialidade e a responsabilidade pelo uso adequado da informação deverão ser asseguradas. Estas práticas devem constar no Plano de Gestão de Dados e respeitar as normas institucionais e legais, protegendo os direitos dos envolvidos e a integridade científica.


Para mais informações consultar: 
Amnesia
European IP Helpdesk
OpenAIRE - guia sobre dados sensíveis
Ciência Aberta e direitos de propriedade intelectual
OpenAIRE - como saber se os dados de investigação estão protegidos?

Amnesia 

Anonimização de dados de investigação.

ARGOS 

Elaboração de Plano de Gestão de Dados (PGD).

Creative Commons Chooser

Seleção da licença Creative Commons mais adequada.

Open Science Framework 

Gestão e partilha de projetos científicos, permitindo registo de dados.

re3data 

Diretório de repositórios de dados de investigação.

Zenodo 

Repositório multidisciplinar de dados de investigação.