Ciência Aberta
A partilha aberta do conhecimento entre a comunidade científica e a sociedade permite ampliar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência. A Ciência Aberta vai além da disponibilização de dados e publicações em Acesso Aberto, é a abertura do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. Esta prática assenta em quatro pilares: Acesso Aberto, Dados de Investigação, Ciência Cidadã e Responsabilidade na Investigação e Inovação.
Conceitos-chave da Ciência Aberta
Consiste na disponibilização gratuita e sem restrições de produção científica, facilitando o acesso, uso e partilha do conhecimento.
Para mais informações sobre este tópico, consulte a secção Acesso Aberto e Publicações.
Referem-se à informação bruta ou processada recolhida durante o processo de investigação científica, que pode ser partilhada para garantir a transparência, reprodutibilidade e um uso mais amplo do conhecimento.
Para mais informações sobre este tópico, consultar a secção Gestão de dados de investigação.
A Ciência Cidadã promove o envolvimento ativo do cidadão comum em projetos de investigação científica, permitindo a sua participação direta na recolha, análise e partilha de dados. Com apoio de ferramentas digitais como o computador ou o telemóvel, a ciência está a um passo do cidadão. Fazer ciência deixou de ser exclusivo para cientistas, atualmente, qualquer pessoa interessada pode contribuir para o avanço do conhecimento científico.
Para mais informações consultar:
EU-Citizen.Science
Rede Portuguesa de Ciência Cidadã
A Investigação Responsável e Inovação (RRI) é uma abordagem que visa alinhar a ciência e a inovação com as necessidades, valores e interesses da sociedade. Envolve a promoção de uma investigação ética, transparente e inclusiva, incentivando a participação de diferentes intervenientes, desde investigadores a cidadãos. A RRI integra princípios como a igualdade de género, a educação para a ciência, o Acesso Aberto, a ética, a governação e o envolvimento público.
Para mais informações consultar:
RRI Tools - About RRI
Os Recursos Educacionais Abertos são materiais formativos disponibilizados de forma gratuita e acompanhados de licenças abertas, como por exemplo as licenças Creative Commons, que permitem a sua utilização, adaptação e partilha. A eliminação de restrições de acesso a este tipo de conteúdo promove uma educação mais equitativa e inclusiva, permitindo que a comunidade possa beneficiar de conteúdos de qualidade adaptáveis às suas diferentes necessidades.
Para mais informações consultar:
UNESCO: Open Educational Resources
A crescente promoção da Ciência Aberta por parte de entidades reconhecidas como a Comissão Europeia e a UNESCO tem-se traduzido na formulação de políticas e declarações que visam reforçar a transparência, o acesso livre e a partilha de conhecimento.
Para mais informações consultar:
Declaration on Research Assessment (DORA)
Política de Ciência Aberta da União Europeia
Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta
Agreement on Reforming Research Assessment (ARRA)
Ética e a integridade são pilares essenciais na produção de conhecimento científico credível e rigoroso. Estes princípios implicam um compromisso com a honestidade, transparência, rigor e responsabilidade, durante todo o ciclo de vida da investigação, incluindo o respeito por colegas e participantes, a gestão responsável dos dados, a correta atribuição de autoria e rejeição de práticas inadequadas, nomeadamente plágio e manipulação de resultados. Cumprir estes princípios assegura a qualidade da ciência e reforçar a confiança da sociedade nas instituições científicas.
Para mais informações consultar:
Comissões de Ética da UCP
Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação
Consulte os diversos materiais formativos relacionados com a temática da Ciência Aberta:
FOSTER Open Science
Online Training on Open Science
Open Science: Sharing Your Research with the World