Céline Abecassis-Moedas e Amélia Rita Monteiro: "Center on Longevity Leadership: Preparar líderes para a era da longevidade"
Vivemos mais tempo do que nunca e esta transformação demográfica está a alterar profundamente a economia, a sociedade e o mundo do trabalho. Em 2030 haverá 1,4 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos, e em 2050 uma em cada seis terá mais de 65. A longevidade é uma conquista extraordinária, que coloca desafios reais na gestão do talento, na sustentabilidade dos mercados e na forma como organizamos as nossas carreiras. Ao mesmo tempo, abre oportunidades únicas para inovar e criar valor em todas as idades.
No trabalho, o impacto é claro: a escassez de profissionais qualificados coincide com o envelhecimento da força laboral. Até 2030, os trabalhadores acima dos 55 anos serão mais de um quarto da força de trabalho nos países desenvolvidos. Não integrar esta realidade significa perder conhecimento, capacidade de execução e competitividade. A liderança do futuro exige, por isso, políticas de empregabilidade intergeracional, carreiras flexíveis e aprendizagem contínua. Equipas multigeracionais combinam a fluidez digital dos mais jovens com a experiência estratégica dos mais seniores, um motor essencial de inovação e resiliência.
Artigo completo disponível na Renascença.
Categorias: Católica Lisbon School of Business & Economics