Agenda Campus de Braga

Católica Semana da Sustentabilidade 2025

 

A Universidade Católica Portuguesa promove, de 24 a 28 de novembro, a 1.ª Edição da Semana da Sustentabilidade, uma iniciativa que visa sensibilizar a comunidade académica dos 4 campi para os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Nesta página pode consultar a agenda do campus de Braga. 

24 de Novembro | 25 de Novembro | 26 de Novembro | 27 de Novembro | 28 de Novembro | 29 de Novembro


24 de Novembro:

11h30: Conferência Fundamentos para a Sustentabilidade Integral
Esta conferência, promovida pela Faculdade de Teologia e coordenada pela Prof.ª Isabel Varanda. Esta iniciativa propõe-se a fomentar uma reflexão sobre os fundamentos da sustentabilidade integral, inspirando-se no conceito de ecologia integral apresentado pelo Papa Francisco na encíclica Laudato si’. O objetivo é partilhar critérios filosóficos, teológicos e éticos que possam contribuir para uma compreensão mais crítica e fundamentada da sustentabilidade. Pretende-se, assim, abrir espaço para o questionamento e para a construção de uma base coerente, capaz de orientar medidas e ações concretas em prol de um mundo mais sustentável.
Local: Auditório Isidro Alves (Braga) | Online

Inscrição


25 de Novembro:

09h30: Apresentação dos resultados do estudo Católica Braga: Como estamos de Sustentabilidade?
Para construir um campus mais sustentável e consciente, queremos saber como este compromisso é percebido e de que forma podemos melhorar.

Inscrição

10h00: Workshop "be@t – Bioeconomia na Indústria Têxtil"
 Este workshop demonstrativo será centrado nos princípios da bioeconomia aplicada à indústria têxtil e nos resultados desenvolvidos no âmbito do projeto be@t.

Inscrição


26 de Novembro

09h30: Conferência Integral Ecology in Action: From Reflection to Commitment
Esta conferência tem como objetivo integrar as dimensões científica, ética e espiritual da Ecologia Integral, inspirada na Encíclica Laudato Si’, especialmente no conceito de Ecologia Integral e na tradição inaciana. A iniciativa inclui um workshop híbrido central, painéis temáticos, uma exposição interativa e uma celebração ecumênica de encerramento. Os participantes serão convidados a elaborar microprojetos de sustentabilidade e justiça a serem implementados nos três campi da Católica.
Local: Auditório Isidro Alves (Braga) | Online

Inscrição


27 de Novembro

11h00: Workshop Alimentação Reaproveitar para a Sustentabilidade
Este workshop pretende, em parceria com a ProVeg, uma organização de consciencialização alimentar que trabalha por um sistema alimentar mais justo, sustentável e equilibrado, impactar a comunidade e contribuir para novas ofertas alimentares, ensinado a reaproveitar os alimentos de um modo saboroso, saudável e sustentável.

Inscrição

12h00: Apresentação dos resultados do Concurso Renovar é Sustentar
Mobilizar a comunidade académica para propor ideias criativas e sustentáveis de renovação dos espaços interiores e exteriores do campus de Braga, promovendo o bem-estar, a funcionalidade e a integração com a natureza.

Inscrição


28 de Novembro

10h30: Inauguração canteiro Students´ Garden da T4EU

11h30: Workshop Loving the Planet

Inscrição


29 de Novembro

09h30: Desporto & Natureza: Católica Braga Outdoor
Uma atividade desportiva ao ar livre.

Objetivos Gerais:
• Promover o bem-estar físico da comunidade através de atividades ao ar livre.
• Fomentar atividades de networking com empresas parceiras
• Fomentar a ligação com a natureza.
• Estimular estilos de vida saudáveis.
• Contribuir para o bem-estar físico, mental, social e emocional.

Local: Axis Golfe Ponte de Lima

Inscrição