Rui Valério: "Quando as raízes são esquecidas..."
Sem princípios que transcendam o imediato, as decisões tornam-se reféns do cálculo e do interesse momentâneo. É imprescindível reencontrar as raízes da Europa, a identidade europeia.
1. Em fevereiro de 1945, nas margens do Mar Negro, mais precisamente em Yalta, reuniam-se Franklin D. Roosevelt, Josef Stalin e Winston Churchill. A fotografia do acordo final é um ícone de uma mundividência em que se une o leste euro-asiático, Europa e América.
Em agosto de 2025, ocorreu uma reunião altamente simbólica entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia na Base Conjunta Elmendorf‑Richardson, no Alasca, para tratar do futuro da Ucrânia e, por inerência, do futuro da Europa. Mas, onde está a Europa? A Europa assistiu de fora, o que evidencia com clareza a marginalização do continente nas decisões cruciais sobre o futuro.
Nota: Este conteúdo é exclusivo dos assinantes do Observador de 16 de agosto de 2025.
Categorias: Católica Press