José Matias Alves: "Tecer a confiança com as escolas e os professores (notas para um programa)"
A confiança é a pedra angular do sistema educativo e de cada escola. Porque sem confiança não há procura social, não há expetativa positiva, não há relação, não há envolvimento, não há compromisso, não há comunhão de horizontes, não há trabalho colaborativo, não há projeto comum.
Fruto de muitos desenganos, este ano, que agora termina, foi marcado pelos signos da desconfiança, do deslaçamento, do abandono, do cansaço, da desilusão, do esgotamento. Por isso, todos perdemos: perderam os alunos e as suas aprendizagens (do aprender a conhecer, do aprender a saber fazer, do aprender a ser e do aprender a conviver); perderam os professores, que viram a sua imagem pública (e publicada) gravemente afetada; perderam os pais, que viveram a turbulência das greves (teoricamente justas); perdeu a administração educativa, porque viu a sua missão muito mais complexa; perdeu o ministério e o Governo, porque não conseguiu mobilizar vontades e recursos e gerar o consenso mínimo possível para um regresso à paz nas escolas.
Artigo completo disponível no Público.
Categorias: Faculdade de Educação e Psicologia