Governo da Nicarágua alvo de críticas e isolamento internacional devido a repressão

A grande repressão imposta aos movimentos políticos e sociais na Nicarágua, nomeadamente com a prisão de líderes da oposição e ativistas, tem exposto o país a fortes críticas eisolamento internacional, disseram à Lusa especialistas em Relações Internacionais.

“A Nicarágua está completamente isolada, inclusivamente da Organização dos Estados Americanos (OEA)”, declarou Mónica Dias, vice-diretora do Instituto de Estudos Políticos (IEP) e professora e coordenadora do programa de doutoramento da Universidade Católica.

A Nicarágua decidiu sair da OEA em 24 de abril de 2022 porque o bloco regional declarou que a reeleição do Presidente nicaraguense, Daniel Ortega, em novembro de 2021 foi ilegítima.

“O regime imposto pelo Presidente nicaraguense, Daniel Ortega é verdadeiramente uma autocracia. A organização Freedom House já nem reconhece a Nicarágua como uma democracia, nem como um país livre. É uma ditadura, um regime autoritário que procura apoio em países em situação semelhante, acossados, isolados como a Rússia e outras nações em situação semelhante como Cuba, Eritreia, Bielorrússia e, talvez noutra esfera, o Irão”, declarou Mónica Dias.

Artigo completo disponível no Observador.