Fernando Ilharco: “Com o passar do tempo”

Com o passar do tempo muita coisa muda. Tudo está sempre a mudar, dizia Heraclito, na Grécia, há 2500 anos. A adaptação à mudança à nossa volta é o que determina a sobrevivência, a prosperidade e o sucesso, mostrou Darwin. A competência e a confiança, dois aspectos que se sabe serem muito importantes para a alta performance profissional, também mudam com o simples passar do tempo. Não mudam é sempre no mesmo sentido.

Só por si, o passar do tempo não traz experiência. Em várias actividades existem jovens com iguais ou melhores práticas do que profissionais experimentados. Mas existem também profissionais competentes que se colocam a largos anos de distância dos jovens mais capazes.

Fazer equivaler muito tempo em determinada actividade, a chamada muita experiência, a muita competência é um erro. A experiência que faz diferença não vem do passar do tempo, mas da aprendizagem. Ter experiência, em termos práticos, é ter aprendido com os erros, com os nossos erros e com os erros dos outros, e ter melhorado ao longo dos anos. Aliás, o estudo de uma dada matéria assenta em aprender com o que os outros fizeram bem e mal. Por isso, à medida que o conhecimento avança e as pessoas estão mais bem preparadas, não aprender nada de novo não nos deixa na mesma, mas piores.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal de Negócios de 15 de outubro de 2021.