Azeredo Lopes: "O assalto na Sala Oval"

Muitos terão visto o filme Assalto à Casa Branca, uma coisa fracota em que um grupo terrorista norte-coreano ataca a residência oficial do presidente dos Estados Unidos. Descansem, no fim os maus morrem todos.

Passados uns anos, o guião mudou. Agora, na sala oval da Casa Branca o presidentee o vice-presidente assaltam o chefe de Estado convidado. E, no fim, o dono daquilo diz “you are fired” e manda porta fora a delegação do outro país.

Há quem insista que a roupa de Zelensky irritou os americanos e que essa razão determinou o espetáculo subsequente. O argumento é pífio, pela razão mais óbvia.Se por absurdo assim tivesse sido,não diria tudo sobre a estatura menor de alguns dos atores presentes no acontecimento?

Nota: Pode ler este conteúdo na íntegra na edição impressa do jornal Público de 2 de março de 2025.