Fundo António Sardinha
O Fundo António Sardinha integra não só o arquivo pessoal de António Sardinha, mas também a sua biblioteca particular e o recheio do seu escritório. O Fundo foi doado à Universidade Católica Portuguesa na década de 1980, em fases distintas, pela viúva, Ana Júlia Nunes da Silva Sardinha — primeiro a biblioteca, depois os objetos do escritório e, por fim, o arquivo. Ao longo do tempo, foram ainda feitas doações complementares de menor dimensão, a título de exemplo, a correspondência pessoal entre António Sardinha e a sua esposa, bem como fotografias e objetos pessoais.
António Maria de Sousa Sardinha (1887–1925) foi poeta, historiador e político, destacando-se como ensaísta, polemista e doutrinador. Enquanto doutrinador, assumiu um papel de grande relevo no movimento que fundou — o Integralismo Lusitano.
O arquivo reflete de forma marcante o tema do Integralismo Lusitano, revelando-se em diversas tipologias documentais. Inclui correspondência com os seus pares e confrades integralistas, como Hipólito Raposo, Luís de Almeida Braga ou José Adriano Pequito Rebelo, bem como cartas dirigidas a Ana Júlia Sardinha.
Integra também uma vasta secção de jornais e recortes de imprensa (acumulados por António Sardinha e pela esposa), destacando-se A Monarquia, jornal do qual António Sardinha foi diretor, além de outro tipo de documentação de grande relevância para o estudo deste movimento do início do século XX.
A biblioteca reúne cerca de 6 145 títulos, abrangendo temáticas como História, Igreja Católica, doutrina monárquica tradicionalista e debates ideológicos do século XIX, como o Liberalismo e a Maçonaria — incluindo, em alguns casos, edições raras. As publicações cobrem um período entre 1553 e 1992, prolongando-se para além da data da morte de António Sardinha devido à inclusão de obras póstumas e publicações de discípulos e seguidores da sua doutrina, reunidas pela sua família.
A secção de objetos do escritório de António Sardinha inclui o mobiliário, peças de cerâmica de várias origens, pintura e objetos pessoais como os seus óculos e aparos de escrita, entre outros. Esta fração do Fundo e uma seleção de títulos da biblioteca de António Sardinha encontram-se expostos numa sala-museu no interior da Biblioteca Universitária João Paulo II, acessível ao público mediante solicitação.
O arquivo não se encontra tratado arquivisticamente. Contudo, a maior parte da documentação está identificada e disponível para consulta mediante marcação prévia.
A parcela que se encontra por identificar está atualmente em processo de identificação. Os registos bibliográficos das obras da biblioteca deste Fundo estão disponíveis no Catálogo Bibliográfico Coletivo das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa.
Para pedidos de consulta ou informações adicionais, contacte: biblioteca.lisboa@ucp.pt.