COVID-19: Última atualização | 15 junho | 11h00

Na área onde se encontra disponibilizam-se as últimas medidas adotadas pela UCP. Para aceder a toda a informação disponível sobre o COVID-19, clique aqui.
 

 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO - 15 JUNHO | 11H00

Leia aqui o Plano de Reativação Faseada da UCP. 

 ATUALIZAÇÃO - 4 MAIO | 19H10

Seguindo as indicações das autoridades de saúde relativas à evolução da COVID-19, a Universidade Católica Portuguesa irá iniciar faseadamente o levantamento das medidas de suspensão de atividades nos seus quatro campi, a partir do dia 11 de maio. Este será um processo gradual, avaliado ao final de cada quinzena, que tem como finalidade apoiar os estudantes na fase de conclusão do ano letivo e ao mesmo tempo preparar o processo de abertura total previsto para o próximo ano. 

Tal como comunicado oportunamente, as atividades letivas mantêm-se até ao final do ano letivo em modelo remoto através das plataformas ZOOM, TEAMS, MOODLE e BLACKBOARD. Excetuam-se desta situação, as aulas práticas e laboratoriais do Instituto de Ciências da Saúde, da Escola Superior de Biotecnologia, da Faculdade de Medicina Dentária e da Escola das Artes, que reiniciarão atividade presencial de acordo com calendário próprio. Do mesmo modo, retomam-se as atividades de investigação laboratorial, suspensas com a entrada em vigor do estado de emergência. 

O processo de levantamento das medidas de restrição nos campi decorre de acordo com o seguinte calendário:

  • Fase 0 – 4 a 8 de maio - Higienização
  • Fase I – 11 a 22 de maio – Reposição de serviços mínimos
  • Fase II – a partir de 22 de maio – Retoma de atividades letivas e não letivas com presença de estudantes

Todas as informações relativas ao Plano de Reativação devem ser consultadas aqui. Cada unidade académica disponibilizará, nas suas páginas, as indicações relativas à finalização do ano letivo e ao modelo de avaliação final específico a cada Faculdade, Escola ou Instituto.

A Reitoria agradece o notável trabalho de docentes e serviços de apoio da universidade para garantir a qualidade do serviço prestado aos estudantes e a continuidade da atividade em situação de exceção. Aos estudantes, agradece o contributo para o robustecimento da relação com a comunidade, a defesa da qualidade do ensino e da universidade.

Juntos, saímos mais fortes deste enorme desafio.

Mais informações aqui.

  ATUALIZAÇÃO - 9 ABRIL | 17H01

No dia 13 de março foi dado a conhecer à comunidade académica que as aulas presenciais estariam suspensas até ao dia 9 de abril.  Iniciou-se desde essa data a transferência da lecionação para plataformas digitais. 

Face à evolução da situação do país e à anunciada manutenção do encerramento de escolas, pelo menos, até ao dia 4 de maio, e de forma a não causar renovada perturbação no último mês de atividade letiva regular nas unidades académicas, não será retomada a lecionação presencial em cursos conferentes de grau até ao final do semestre.

No final de abril, a UCP avaliará a abertura progressiva da atividade nos campi. Nessa altura, será tomada uma decisão relativamente à possibilidade de realização presencial das avaliações finais, que será ponderada tendo em consideração a realidade de cada campus e o modelo pedagógico em vigor em cada unidade académica.

 ATUALIZAÇÃO - 27 MARÇO | 16H46

Durante o período de alerta e de emergência provocado pela pandemia Covid-19, a Universidade Católica Portuguesa transferiu a sua lecionação para plataformas online. Fruto de investimentos estratégicos em tecnologia, foi possível fazer esta transição para a sala de aula virtual de forma eficiente e tendo como horizonte continuar a servir os estudantes, fornecendo ensino de qualidade e preparando-os para os desafios profissionais com competência. Durante o período da crise, a UCP mantém o seu nível de atividade, com acompanhamento dos estudantes, e o comprometimento organizacional e financeiro com a sua comunidade de docentes e colaboradores.

Dada a situação de exceção vivida, eventuais dificuldades académicas, sociais e financeiras que os estudantes possam vir a sentir, devem ser devidamente expostas através de requerimento submetido no ESCA e que será acompanhado pelo Gabinete de Responsabilidade Social.

Encontre todas as informações disponíveis aqui.

ATUALIZAÇÃO - 20 MARÇO | 16H30

Veja aqui a mensagem de agradecimento e de esperança de Isabel Capeloa Gil para toda a comunidade académica.

ATUALIZAÇÃO - 15 MARÇO | 15h50

A Universidade Católica Portuguesa, fiel a uma política rigorosa de contenção, vai aplicar medidas de prevenção adicionais na sede e nos Centros Regionais, a partir de segunda-feira, 16-3-2020. Estas medidas resultam:

  • da participação de diagnóstico de infeção positivo em colaboradores de entidades fornecedoras de serviços à UCP – sede e da incerteza que tal situação pode vir a criar;
  • da garantia de que as plataformas tecnológicas da UCP asseguram a todos os colaboradores trabalho remoto e o decorrer de aulas em sistema de sala de aula virtual.

Assim, a Reitoria decide encerrar preventivamente todos os edifícios da sede, continuando a universidade a laborar com a intensidade habitual em sistema remoto. Informação adicional e adequada a cada situação será prestada pelas Direções de Faculdade aos seus docentes e colaboradores. Todos os utilizadores podem interagir com os serviços online disponibilizados nas plataformas, seguindo a informação disponível no site institucional.

As provas académicas são canceladas em todos os campi, devendo ser remarcadas para data oportuna.

Neste momento crítico, a Reitoria deseja a todos serenidade e coragem para que possamos em conjunto superar incólumes esta situação.

Encontre todas as informações disponíveis aqui.

 ATUALIZAÇÃO - 13 MARÇO | 18h20

Face às medidas de prevenção de emergência aprovadas pelo Conselho de Ministros, a UCP informa que se encontra encerrado o serviço presencial prestados pela secretaria escolar, tesouraria, gabinete de responsabilidade social  e gabinete de informações até ao dia 9 de abril.

Os contactos deverão ser feitos exclusivamente via e-mail ou telefone. Para aceder aos contactos, clique aqui acedendo à área "contactos". 

Informa-se, ainda, que as aulas presenciais na UCP se encontram suspensas até ao dia 9 de abril, estando a ser transferidas para modelo online. 

Leia aqui o comunicado. 

 ATUALIZAÇÃO - 12 MARÇO | 15h20

Como medida de proteção da Comunidade Académica o atendimento dos serviços escolares e a tesouraria estarão condicionados presencialmente até 30 de março.

Os contactos deverão ser feitos prioritariamente via e-mail ou telefone.

Encontre todas as informações disponíveis aqui.

ATUALIZAÇÃO - 12 MARÇO | 11h22

A Universidade Católica Portuguesa informa que se encontra em permanente contacto com as Autoridades de Saúde de forma a implementar as medidas necessárias face à evolução da situação relacionada com o COVID-19.

Por precaução, as aulas presenciais do campus de Lisboa, Porto e de Braga foram suspensas, num período de duas semanas.

Leia o comunicado, aqui

Mais informações sobre o COVID-19, aqui

ATUALIZAÇÃO - 10 MARÇO | 13H46

No campus de Lisboa, todos os eventos (workshops, conferências, seminários, etc) serão cancelados a partir do dia de amanhã, 11 de março.

Também no campus de Braga os eventos públicos que envolvam um grande número de pessoas serão cancelados e as bibliotecas deste Centro Regional encontram-se encerradas ao público.

O campus do Porto informa que continua, neste momento, sem casos suspeitos nem confirmados de coronavírus (COVID-19) e encontra-se a seguir todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde e autoridades nacionais e internacionais.

A Universidade está consciente da sensibilidade do tema e a acompanhar a evolução da epidemia minuto a minuto e a tomar as medidas preventivas em conformidade. A Universidade fará uma nova atualização deste tema sempre que se justifique.

Encontre todas as informações disponíveis aqui.

Categories: A Católica

Dom, 15/03/2020