Perguntas Frequentes

Perguntas & Respostas

É obrigatório o uso de máscaras, preferencialmente comunitárias reutilizáveis, certificadas pelo organismo de saúde competente (Infarmed), de acordo com as instruções da DGS, protegendo completamente o nariz e a boca.

Serão disponibilizadas máscaras pela UCP e entregues aos membros da Comunidade Académica, à entrada dos edifícios da Universidade, a todos os que venham sem máscara.

Lisboa - Sede:

Todos os edifícios se encontram em funcionamento, no entanto, só estará aberta uma porta de cada edifício vigiada por um segurança (piso 0 no edifício 4 e porta principal nos restantes edifícios). O horário de funcionamento é das 9h00 às 18h00.

O Balcão Multifunções, no piso 1 do edifício 4, continuará em funcionamento, podendo ser utilizado para entrega e levantamento de documentos e objetos, contribuindo assim para minimizar a circulação de pessoas nos edifícios da UCP. O atendimento presencial mantém-se sob marcação prévia de modo a evitar a aglomeração de pessoas no mesmo espaço.

Apenas será concedido o acesso aos colaboradores escalados, a docentes que tenham solicitado o acesso à Direção de Serviços Gerais com 24 horas de antecedência, a estudantes que tenham exames, aulas ou atendimento presencial agendado previamente e para acesso à papelaria e livraria.

No caso de algum serviço agendar atendimentos presenciais, deve informar o balcão multifunções, através do e-mail: balcao_multifuncoes@lisboa.ucp.pt, com antecedência mínima de 24 horas. As unidades académicas devem entrar em contacto com este balcão multifunções para reserva de sala para atendimento presencial de estudantes.


Centro Regional do Porto

Será permitida a presença dentro do campus a todos os colaboradores, docentes, investigadores e estudantes autorizados para o efeito. Não será permitido o acesso a estudantes para estudo no campus, apenas poderão ter acesso para atendimento presencial sob marcação prévia, avaliações finais e aulas presenciais.

A Direção de Infraestruturas através dos e-mails logistica@porto.ucp.pt e infra.estruturas@porto.ucp.pt deve ser informada, pelos secretariados das Unidades Académicas e de Serviços com validação/CC dos diretores respetivos, sobre quem vai estar nas instalações, onde e em que horário. Deve ser enviada a informação de planeamento a médio prazo, pelo menos com uma semana de antecedência, mas pode ser mais alargada e mantém-se a possibilidade de envio de informação com prazo mais curto, 24h, para acessos esporádicos.


Centro Regional de Braga

Apenas a porta principal do edifício do Campus Camões estará aberta. Os restantes espaços (portas exteriores das Faculdades, parque de estacionamento e serviços de bar) estarão sempre fechados, sendo abertos unicamente para pessoas autorizadas.

A saber:

  • Funcionários escalonados para assegurar serviço presencial;
  • Outros interessados (alunos, docentes, etc.).

Sempre com prévia autorização e marcação de horário com algum dos Serviços. Nestes casos, o Serviço que faz a marcação deverá: fazê-lo unicamente caso não exista possibilidade de assegurar o atendimento à distância, informar a Receção do nome completo da pessoa em causa, o horário da marcação e o modo como a pessoa irá aceder às Instalações (de carro ou a pé).


Centro Regional de Viseu

Todos os edifícios se encontram em pleno funcionamento. 

Os serviços de atendimento presencial devem funcionar apenas por marcação feita por e-mail ou via telefónica com o serviço desejado, através dos contactos disponibilizados para cada campus, de modo a evitar a aglomeração de pessoas no mesmo espaço.

Na Lisboa-Sede:

Balcão Multifunções:
E-mail: balcao_multifuncoes@lisboa.ucp.pt
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª, 4.ª e 6.ª | 10:00 às 13:00

Direção de Sistemas de Informação:
E-mail: helpdesk@lisboa.ucp.pt
Telefone: (+351) 217 21 42 99
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 09:30 às 12:30 | 14:00 às 17:30

Livraria e Papelaria:
E-mail: livraria@lisboa.ucp.pt
Telefone: (+351) 217 21 40 20
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:30 às 13:00 | 14:00 às 17:30

Reprografia (Duplix):
E-mail: ucp@duplix.pt
Telefone: (+351) 217 21 40 25
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13: 00

Gabinete de Informações:
E-mail: hramalho@lisboa.ucp.pt
Telefone: (+351) 217 21 40 64
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 18:00

Gabinete de Responsabilidade Social:
E-mail: grs@lisboa.ucp.pt
Telefone: (+351) 217 21 40 37
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:30 às 12:30 | 14:00 às 17:00

Secretaria Escolar:
E-mail: secretariaescolar@lisboa.ucp.pt
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:30 às 12:30 | 14:00 às 17:00

Tesouraria:
E-mail: cristina@lisboa.ucp.pthbrandao@lisboa.ucp.pt

Biblioteca Universitária João Paulo II:
E-mail: biblioteca.lisboa@ucp.pt
Telefone: (+351) 214 26 97 72 / 73
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:30 às 17:30


No Centro Regional do Porto:

Direção de Infraestruturas e Aprovisionamento
E-mail: logistica@porto.ucp.pt | infra.estruturas@porto.ucp.pt

Serviços Académicos:
E-mail: s.academicos@porto.ucp.pt
Telefone: (+ 351) 226 19 62 06
Horário de atendimento: 3.ª e 5.ª feira | 14:00 às 18:00 | 4.ª feira – 09:00 às 13:00

Biblioteca: 
E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt
Telefone: (+351) 226 19 62 41 
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 15:00 às 17:00

Tesouraria:
E-mail: tesouraria@porto.ucp.pt
Telefone: (+ 351) 226 19 62 05
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 09:00 às 18:00

Sistemas e Tecnologias de Informação:
E-mail: suporte@porto.ucp.pt
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 09:00 às 18:00

International Office:
E-mail: international@porto.ucp.pt
Telefone: (+ 351) 226 19 62 85
Atendimento presencial, com marcação prévia

Estudantes e Empregabilidade:
E-mail: ee.geral@porto.ucp.pt
Telefone: (+ 351) 226 19 62 26
Atendimento presencial, com marcação prévia

Livraria:
E-mail: livraria@porto.ucp.pt
Atendimento presencial, com marcação prévia

Reprografia:
E-mail: reprografia@porto.ucp.pt
Atendimento presencial, com marcação prévia


No Centro Regional de Braga:

Gabinete de Informações:
E-mail: info@braga.ucp.pt
Telefone: (+351) 253 206 100 | (+351) 253 20 61 03
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00

Gabinete de Responsabilidade Social:
E-mail: gaa@braga.ucp.pt
Telefone: (+351) 253 20 61 00 | (+351) 253 20 61 04 | (+351) 253 20 61 13 
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00

Secretaria Escolar:
E-mail: secretaria.ffcs@braga.ucp.pt | secretaria.facteo@braga.ucp.pt
Telefone: (+351) 253 20 61 00 | (+351) 253 20 61 06 | (+351) 253 20 61 14
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00

Tesouraria:
E-mail: tesouraria@braga.ucp.pt
Telefone: (+351) 253 20 61 00 | (+351) 253 20 61 05
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00


No Centro Regional de Viseu: 

  • Serviço de Receção e Informações
  • Serviços Gerais
  • Gabinete de Apoio Social
  • Serviços Escolares
  • Tesouraria
  • Serviços de Secretariado das Unidades Académicas
  • Biblioteca
  • Serviços Contabilísticos-Financeiros
  • Direção de Serviços Informáticos

Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira | 08:30 às 12:30 | 14:00 às 18:00

Em qualquer dos espaços, só será atendida uma pessoa de cada vez, devidamente protegida. Deverá sempre, e em todas as circunstâncias, ser garantido o distanciamento social (2m entre cada utilizador).

Não. As candidaturas serão efetuadas via online. Para mais informações contatar:

Lisboa – Sede: Secretaria Escolar através do e-mail: secretariaescolar@lisboa.ucp.pt (horário de atendimento online: 2.ª a 6.ª feira – 09:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00).

Centro Regional do Porto: Serviços Académicos através do e-mail: academicos@porto.ucp.pt ou do telefone: (+ 351) 226 19 62 06 (horário de atendimento: 3.ª e 5.ª feira – 14:00 às 18:00 | 4.ª feira – 09:00 às 13:00).

Centro Regional de Braga: Secretaria Escolar através do e-mail secretaria.ffcs@braga.ucp.pt ou secretaria.facteo@braga.ucp.pt ou do telefone: (+351) 253 20 61 00, (+351) 253 20 61 06 ou (+351) 253 20 61 14 (horário de atendimento online: 2.ª a 6.ª feira – 09:00 às 12:00 e 15:00 às 17:00).

Centro Regional de Viseu: Serviços Escolares através do e-mail: pvaz@viseu.ucp.pt ou alda@viseu.ucp.pt ou do telefone: (+351) 232 41 95 52 ou (+351) 232 41 95 51 (horário de atendimento online: 2.ª a 6.ª feira – 08:30 às 12:30 e 14:00 às 18:00).

Todas as aulas teóricas devem, sempre que possível, continuar como aulas online, utilizando plataformas de videoconferência. Está é a metedologia preferencial da UCP neste momento de pandemia e deverá manter-se até ao final do ano letivo.

A partir de 22 de maio, e de acordo com a comunicação que cada Unidade Académica fará à sua respetiva comunidade, abrirão os espaços destinados às aulas presenciais em cursos não conferentes de grau que sejam consideradas necessárias.

As datas de início das atividades letivas presenciais devem ser indicadas aos Serviços Gerais pelos secretariados dos Cursos.

A utilização dos laboratórios e os critérios de utilização ficam a cargo das respetivas Unidades Académicas ou de I&D, cumprindo as regras de higienização, proteção e o distanciamento social.

Aulas teóricas:

  • Deve cumprir-se o distanciamento social e as regras de etiqueta social;
  • Os docentes e estudantes devem desinfetar as mãos, antes da entrada em sala e à saída;
  • É obrigatório para TODOS os presentes o uso de máscara;
  • Os espaços devem ter ventilação adequada;
  • Será alocada uma equipa de limpeza que, nos intervalos das aulas, fica encarregue da preparação e desinfeção do espaço;

Aulas laboratoriais – práticas e teórico-práticas:

  • Nestas aulas o número de estudantes deve ser reduzido, os horários desfasados para evitar aglomerações de pessoas (dependendo do volume do espaço, tem-se aceite o número de 10 pessoas como o limite a não ultrapassar);
  • É obrigatório para TODOS os presentes o uso de máscara;
  • Os docentes e estudantes devem desinfetar as mãos, antes da entrada em sala e à saída.
  • Os espaços devem ter ventilação adequada;
  • Deve cumprir-se o distanciamento social;
  • Será alocada uma equipa de limpeza que, nos intervalos das aulas, fica encarregue da preparação e desinfeção do espaço.

Avaliações finais / exames: 

Preferencialmente as avaliações finais/exames serão realizadas online. As Unidades Académicas são responsáveis pela escolha das Unidades Curriculares (UCs) que ficarão sujeitas a exames presenciais. 


Teses de Mestrado:

As teses de mestrado podem ser enviadas e entregues por e-mail ou por correio. A partir de 11 de maio, mediante marcação prévia, nos locais, data e hora marcados, com os secretariados escolares, poderão ser entregues presencialmente, em casos de urgência.


Provas públicas:

A realização de provas públicas, bem como reuniões de júris de mestrado, de doutoramento e de progressão na carreira, continuarão a ter lugar, por regra, online.


Nota: Todas as situações particulares de impossibilidade de participar numa avaliação deverão ser expostas e enviadas por e-mail, para os Diretores das Unidades Académicas (UA) e / ou Coordenador das Relações Internacionais da UA, para que possam ser avaliadas e validadas, de acordo com o regulamento de cada UA ou curso.

  • Para a realização de exames presenciais, serão privilegiados os espaços que permitam respeitar as normas de distanciamento social (2 m) - cada sala poderá ser ocupada, para exames, apenas em 1/3 ou 1/4 da sua lotação normal;
  • As salas devem ser preparadas, marcando-se os lugares onde os alunos se podem sentar;
  • Será alocada uma equipa de limpeza que fica encarregue da preparação, arejamento e desinfeção da sala entre exames;
  • Devem ser indicados os percursos de acesso aos espaços, garantir a saída rápida e centralizar as equipas de limpeza, evitando dispersão por uma área geográfica maior;
  • Estas salas serão equipadas com dispensadores de gel à entrada e equipamento adequado para rejeição de produtos eventualmente contaminados. Os docentes e estudantes devem desinfetar as mãos, antes da entrada em sala e à saída;
  • Na preparação e toda a manipulação de testes e papel de exame deverá ser feito uso de máscara. E a desinfeção das mãos antes e depois deste manuseamento;
  • Cada aluno deve apresentar-se no campus para realização do exame apenas com o material estritamente necessário;
  • Os estudantes que aguardam a entrada para a sala de exame devem manter o distanciamento social.

Cada Unidade Académica, seguindo as indicações das entidades reguladoras dos cursos de ensino superior e respetivas instituições de estágios, delineará uma solução ou alternativa à realização de estágios curriculares.

O calendário letivo será para cumprir até 31 de julho. Todavia, dadas as circunstâncias relativas à pandemia e à sua evolução, poderão existir ajustes.

As situações particulares deverão ser expostas e enviadas por e-mail, para os Diretores das Unidades Académicas (UA) para que possam ser avaliadas e validadas, de acordo com o regulamento de cada UA ou curso.

O funcionamento das bibliotecas varia consoante o campus onde está inserido.

Lisboa – Sede: 

Os serviços disponibilizados pela Biblioteca Universitária João Paulo II são os seguintes: 

  • Disponibilização do serviço de empréstimo domiciliário de obras do fundo documental mediante solicitação prévia por e-mail; 
  •  Recolha de obras adquiridas mediante autorização de entrega dos fornecedores e respetivo tratamento técnico, permitindo a sua requisição por parte dos utilizadores; 
  • Digitalização e envio (em suporte digital) de recursos de informação, mediante solicitação prévia por e-mail;
  • Consulta presencial de obras que não sejam passíveis de requisição para consulta domiciliária, mediante marcação prévia através de e-mail.

Nota: Todos os livros requisitados após devolução ficarão em quarentena durante 48 horas.

E-mail: emprestimo.biblioteca.lisboa@ucp.pt 
Telefone: (+351) 214 26 97 72 | (+351) 214 26 97 73
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:30 às 17:30


Centro Regional do Porto:

Os serviços disponibilizados pela Biblioteca são os seguintes:

  • Consulta de obras;
  • Empréstimo e devoluções;
  • Consulta e pesquisa e reprodução de informação;
  • Atendimento por pré-marcação;
  • Possibilidade de envio de obras por correio;
  • Serviço de biblioteca take away;
  • Serviço de digitalização de informação para Todos (docentes, investigadores e alunos de todos os ciclos);
  • Acesso à Biblioteca para consulta de obras (mas não para estudo), sob marcação prévia e sujeito à lotação máxima identificada.

Nota: Todos os livros requisitados após devolução ficarão em quarentena durante 72 horas.

E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt
Telefone.: (+351) 226 19 62 41
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 9h00 às 13h00 | 15h00 às 19h00


Centro Regional de Braga:

Os serviços disponibilizados pela Biblioteca são os seguintes:

  • Consulta presencial de obras (mediante marcação prévia por e-mail);
  • Empréstimo domiciliário.

Nota: Todos os livros requisitados após devolução ficarão em quarentena durante 48 horas.

E-mail: biblioteca.ffcs@braga.ucp.pt
Telefone: (+351) 253 20 61 00
Horário de atendimento presencial, com marcação prévia: 2.ª a 6.ª feira | 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00


Centro Regional de Viseu:

A Biblioteca D. José Pedro da Silva passa a estar aberta ao público, ainda que apenas com um terço da sua capacidade, para consulta de obras, mas não como local de estudo. No mês de agosto estará encerrada ao público, mas com possibilidade de serviços mínimos (requisição de livros por marcação).

E-mail: bjps@viseu.ucp.pt   
Telefone: (+351) 232 41 95 00 | (+351) 232 41 95 20
Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira | 08:30 às 12:30 | 14:00 às 18:00

O serviço varia consoante o campus da Universidade Católica Portguesa.

Lisboa – Sede:

Está disponível um serviço de take away no Bar do edifício 4 (pratos simples, saladas ou sandwiches, devidamente embalados), para consumo fora do refeitório. 

As máquinas de vending, que estão distribuídas por todos os edifícios, fornecerão os produtos habituais. Deverá ser sempre mantido o distanciamento social, na utilização destas máquinas. Os utilizadores deste serviço devem higienizar as mãos, antes e depois da sua utilização. Junto a cada máquina haverá um dispensador de gel desinfetante, que deve ser usado, para desinfeção das mãos, antes e depois da recolha dos alimentos e café. O consumo deve ser feito fora dos espaços das máquinas, para manter o distanciamento social, ou seja, no jardim ou gabinete. Junto a cada máquina, vai existir um recipiente para lixo, com saco de plástico.


Centro Regional do Porto: 

O bar Central estará em pleno funcionamento, sendo possível o consumo de produtos dentro do espaço, com a garantia do devido distanciamento entre mesas. O bar do Edifício de Biotecnologia (EBi) terá disponível o serviço de cafetaria. Ambos os bares encontram-se abertos entre o período das 09h00 às 18h00.

Existem também espaços dedicados para almoços com a devida sinalética e distanciamento:

  • Bar das Artes (com acesso a micro-ondas);
  • Área Académica (com acesso a micro-ondas);
  • Esplanada do Pátio das Artes;
  • Esplanada junto ao Auditório Carvalho Guerra (apenas das 12h00 às 15h00).

Nota: Nos locais onde estão disponíveis micro-ondas é obrigatória a marcação prévia, de forma a assegurar o distanciamento social e garantir a devida higienização das superfícies.

Para além dos bares e micro-ondas, existem as máquinas de vending que foram descarregadas, desinfetadas e carregadas de acordo com as necessidades previsíveis. Os utentes devem higienizar as mãos antes de usar as máquinas de vending e se possível manipular a máquina com um toalhete de papel, lenço ou luvas.

Estas máquinas têm protocolo reforçado de higienização.


Centro Regional de Braga:

Os serviços de restauração encontram-se encerrados. Todos os colaboradores que optem por trazer o almoço e almoçar nas instalações do CRB, deverão almoçar em salas separadas, por uma questão de segurança. O uso da copa para aquecer os alimentos deverá ser calendarizado de modo a que cada um o faça num momento diferente dos outros colaboradores, garantindo a desinfeção do espaço entre utilizadores (só será permitida a presença de uma pessoa de cada vez dentro da copa).


Centro Regional de Viseu:

O bar estará aberto apenas com serviço de take away, sem confeção de refeições, e com funcionamento de esplanada para consumo de produtos.

Existem também as máquinas de vending que têm o respetivo recipiente de lixo com saco plástico. O local onde estão colocadas as máquinas de vending permite a devida distância social (2 metros).

A limpeza e desinfeção frequente dos espaços comuns é da responsabilidade das equipas de limpeza, em todas instalações dos vários edifícios, e far-se-ão, de 2 em 2 horas e sempre que necessário.

O acesso aos WCs não será controlado, devendo ser respeitadas as regras de distanciamento social e de higiene pessoal. O uso de máscaras é obrigatório em todos os locais dos campi. Apela-se ao dever cívico de cada utilizador.

A UCP segue as indicações da DGS. Assim, quando estiver estado em contacto com alguém com infeção por COVID-19 ou com um possível infetado , mesmo que assintomático, deve contactar o SNS 24 e seguir as suas indicações. Recordamos que se tiver febre igual ou superior a 38º, não deve ir para a Universidade Católica Portuguesa.

Caso se confirme a infeção por COVID-19, deve entrar em contacto com a UCP, informando da situação através dos seguintes contactos:

Lisboa - Sede - (+351) 217 21 40 64

Centro Regional do Porto - (+351) 932 26 56 70

Centro Regional de Braga - (+351) 253 20 61 03

Centro Regional de Viseu - (+351) 232 41 95 00