Os cursos que ensinam a gerir negócios do luxo

A relojoaria e a joalharia são muito mais do que adornos na formação executiva em Portugal. A última edição do Programa Executivo de Gestão do Luxo da Católica Lisbon School of Business & Economics, terminada há pouco, dedicou a sua última master class ao mundo das pedras preciosas. No ISEG, a outra escola de formação de executivos que aposta fortíssimo nesta área, o Luxury Brand Management Executive Course teve como parceira numa das primeiras edições a Boutique dos Relógios Plus. Helena Amaral Neto, coordenadora do programa do ISEG, e Mónica Seabra-Mendes, diretora do programa da Católica-Lisbon, são nomes incontornáveis da formação na área da gestão do luxo.

Os programas que lideram são diferentes um do outro e afirmam-se entre segmentos diferenciados, mas têm em comum o primado da qualidade. Relojoaria e joalharia são centrais no curso da Católica-Lisbon, que em 2021 celebra uma década. “Damos tanta atenção a estes sectores que lhe dedicamos um dia de imersão total no Programa, para conhecer mais a fundo este mundo tão fascinante”, revela Mónica Seabra-Mendes. No sector da Joalharia, esta business school já formou muitos profissionais, inclusive ao nível dos dirigentes associativos, com um espectro alargado que vai desde o designer, ao retalhista e ao proprietário do negócio.

“Fizemos, inclusive, uma formação específica para o sector da Joalharia e Ourivesaria em Portugal”, salienta. Os dois sectores são por excelência passíveis de ser posicionados no luxo, o que, exige “um conhecimento profundo do que é o luxo e de quais são as ferramentas particulares da gestão do luxo”. Portugal, explica a responsável da Católica-Lisbon, produz inúmeros produtos de alta qualidade, mas não pensa nem comunica luxo”. 

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