Nuno Moreira da Cruz: "Formação executiva customizada — desafios e evolução"

Longe vai o tempo em que as empresas procuravam, na Formação Executiva, o simples desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais dos seus quadros. Embora esses aspetos ainda sejam obviamente muito relevantes, as expectativas das organizações evoluíram, e a formação customizada é entendida hoje como um aliado estratégico na consecução dos seus objetivos de negócio.

Quando as empresas atualmente abordam a nossa Escola na procura deste tipo de Programas, há quatro vertentes que me parecem cada vez mais consensuais:

1.Integração Estratégica 

A formação executiva deixou de ser vista como uma ferramenta isolada de desenvolvimento e passou a ser uma componente integral da estratégia corporativa. As empresas esperam que os programas sejam desenhados com base numa compreensão profunda da sua realidade, alinhando-se diretamente aos seus desafios e metas. Esse alinhamento exige uma abordagem consultiva por parte das Business Schools, onde o processo envolve várias reuniões para entender o contexto do cliente, identificar necessidades específicas e desenhar um programa que ofereça soluções práticas e estratégicas.

Artigo completo disponível no Observador