João Confraria: "Ultrapassados por quem?"
A previsão de que a Roménia nos vai ultrapassar parece ser causa de angústia doméstica. Realmente, há mais de 150 anos que a nossa política económica tem o atraso em relação à “Europa” como uma das referências fundamentais.
Esta história da Roménia, dá ideia de que nunca saímos do mesmo sítio. Podemos ter uns períodos de crescimento mais rápido, mas logo a seguir voltamos à “cauda da Europa”.
Tudo isto se baseia na utilização de um indicador, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. O PIB é uma das invenções mais populares dos economistas. Resolve um problema simples, mas quase inultrapassável até aos anos 40 do século passado: medir a atividade económica de um país e arranjar um indicador do seu nível de vida médio. É agora o que mais se usa nas comparações internacionais. Chega? Não!
Artigo completo disponível na Renascença.
Categorias: Católica Lisbon School of Business & Economics