Voluntariado e Atividades Solidárias

A Universidade Católica Portuguesa reconhece a sua responsabilidade de promover a solidariedade e estruturar o voluntariado e o espírito de serviço no contexto da sua comunidade académica. Do mesmo modo, sabendo-se parte integrante da comunidade maior que a envolve, assume o compromisso de acrescentar valor a organizações e iniciativas de interesse social reconhecido, cuja visão esteja alinhada com a missão da UCP: promover a formação integral da pessoa, orientada para a realidade global, alicerçada nos princípios da verdade e do respeito pelas pessoas e pelo ambiente.

Lisboa e Sintra

As oportunidades de voluntariado na Sede são coordenadas pelo Gabinete de Responsabilidade Social e pela Capelania. Anualmente são estabelecidas parcerias com instuições de solidariedade social às quais os estudantes se podem candidatar.

Anualmente os estudantes podem, também, candidatar-se ao FLY/VUELA, um programa internacional de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no Verão (mínimo uma semana) em parceria com várias universidades europeias.


Contactos

Campanha do Banco Alimentar

Participação na Campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome que acontece duas vezes por ano. (Parceria com o Banco Alimentar contra a Fome).
 

Campanha de Recolha de Sangue

Participação na campanha de recolha de sangue e medula óssea, que acontece duas vezes por ano, em várias instituições do ensino superior (parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação.
 

Missão País

A Missão País é um projeto católico de universitários para universitários que, tendo nascido no Movimento Apostólico de Schoenstatt, se desenvolve nas diferentes faculdades de Lisboa. Organiza e desenvolve as Missões Universitárias – semanas de apostolado e ação social – em várias localidades Portugal.

Contactos

Porto

CASO - Católica Solidária

A CASO é o núcleo de voluntariado do Centro Regional do Porto, fundado em 2002. Oferece programas de voluntariado regular ou pontual em Portugal e/ou no estrangeiro.

  • CASO Regular: voluntariado em várias instituições da comunidade (mínimo 1.5h semanal) em 7 áreas SER +: Ambiente; Abrigo; Especial; Exemplo; Profissional; Sabedoria; Vida.
  • CASO Pontual: está normalmente ligado a iniciativas pontuais de voluntariado, de curta duração, tais como campanhas de recolha, peditórios, atividades de limpeza, bancas de divulgação.
  • GAS África: grupo católico que oferece a oportunidade de partir em missão de voluntariado no Verão (2 meses) depois de um ano intensivo de formação.
  • FLY/VUELA: programa internacional de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no Verão (mínimo uma semana) em parceria com várias universidades europeias
  • SERVIÇO COMUNITÁRIO: voluntariado apenas para alunos de psicologia que ao mesmo tempo que integram um programa de formação e acompanhamento dinamizado por uma equipa de docentes da Faculdade de Educação e Psicologia.


Contactos

Campanha do Banco Alimentar

Participação na Campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome: duas vezes por ano (Parceria com o Banco Alimentar contra a Fome).

Contactos

Campanha de Recolha de Sangue

Participação na campanha de recolha de sangue e medula óssea, duas vezes por ano, em várias instituições do Ensino superior (parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação).

Contactos


Plantação de Árvores

Atividade de plantação de árvores (todas nativas) promovida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores, desenvolvido pelo grupo de estudos ambientais da Universidade Católica Portuguesa em parceria com a àrea Metropolitana do Porto.

Tree planting activity (all native trees) promoted under the FUTURO – 100.000 trees project, developed by the UCP group of environment studies in partnership with the Metropolitan Area of Porto.

Contactos

Missão Pais Católica Porto

A Missão País é um projeto católico de universitários para universitários que se desenvolve em faculdades. Organiza e desenvolve as Missões Universitárias - semanas de apostolado e ação social - em várias localidades Portugal.

Contactos

Viseu

Ready to help

A nossa premissa é ajudar a ajudar!

O Projeto “Católica Ready to Help” é desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina Dentária e do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, UCP@Viseu.

Os principais objetivos deste projeto incluem melhorar o relacionamento entre a sociedade e a comunidade académica; permitir o desenvolvimento sustentável e o bem-estar; promover a responsabilidade social e incentivar a comunidade académica para o trabalho de voluntariado, de forma a que o mesmo seja contínuo nas Instituições que mais necessitam.


Contactos

  • Campanha de recolha de bens alimentares
  • Campanha de recolha de bens não alimentares (brinquedos, livros, etc)
  • Campanha de recolha de roupa
  • Campanha de sensibilização em cuidados de saúde oral – palestras
  • Campanha “Chamadas Carinhosas” – apoio a idosos
  • Campanha “Cuidar do ambiente”

Algumas campanhas decorrem em datas específicas como as campanhas de recolha de alimentos, as outras estão em vigor o ano inteiro.


Contactos