A importância da creche e dos seus profissionais

Apesar dos progressos feitos nos últimos anos, a oferta de serviços de educação e acolhimento na primeira infância (0-3 anos) em Portugal continua muito aquém das necessidades, o que é especialmente preocupante dado o contexto de baixa natalidade que o mundo ocidental enfrenta. De acordo com dados do Conselho Nacional de Educação, em 2020, a taxa de cobertura das respostas sociais para a primeira infância era de cerca de 50%. Embora constitua um passo no sentido da universalidade do acesso, a mais recente medida de gratuitidade das creches, que avançou no início deste ano letivo, peca por ser tardia e insuficiente: deixa de fora todas as crianças nascidas antes de 1 de setembro de 2021 e, pelo menos num primeiro momento, todas as que frequentam creches do setor privado.

Para além destas dificuldades, a existência de um maior número de vagas deve ser acompanhada de garantias da qualidade das instituições que as oferecem. A investigação científica mais recente demonstra a importância de um contexto de creche caracterizado por práticas de elevada qualidade que potenciem o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros três anos de vida, principalmente daquelas provenientes de contextos mais vulneráveis. 

Artigo completo disponível no Observador.