Universidade Católica lidera projeto europeu para promover carreiras intersectoriais em investigação e inovação no sector agroalimentar

Capacitar recursos humanos em investigação e inovação (I&I) através de formação avançada, reforçar a mobilidade entre sectores académico e não académico e desenvolver políticas que promovam carreiras mais atrativas, interoperáveis e sustentáveis são os grandes objetivos do novo projeto europeu designado por LETSGROW liderado pela Universidade Católica Portuguesa.

Financiado pelo ERA TALENTS, concurso europeu HORIZON WIDERA 2024, este projeto envolve 11 parceiros de sete países europeus, entre os quais sete instituições académicas da aliança Transform4Europe e quatro entidades não académicas, incluindo uma empresa, um parque industrial, um centro tecnológico e a LIPOR.

O LETSGROW representa um passo ambicioso na construção de carreiras mais diversificadas, valorizadas e alinhadas com os desafios reais da sociedade e da indústria. Acreditamos que a transição para um sistema agroalimentar sustentável exige talentos capazes de cruzar fronteiras entre a ciência e a prática,”, destaca João Cortez, Diretor do Research and Innovation Office da Universidade Católica Portuguesa. Em quatro anos, o LETSGROW vai procurar promover percursos profissionais que cruzem fronteiras sectoriais e geográficas, através da implementação de mecanismos estruturados de mobilidade entre os sectores académico e não académico. O projeto visa preparar recursos humanos em I&I com as competências necessárias para enfrentar os grandes desafios globais do sector agroalimentar – como a segurança alimentar, as alterações climáticas e a sustentabilidade – aliando investigação de excelência, experiência prática e inovação aplicada.

O LETSGROW parte da necessidade de tornar as carreiras em I&I mais interoperáveis, ou seja, capazes de cruzar fronteiras sectoriais e geográficas promovendo o reconhecimento das carreiras e percursos dos investigadores pelos vários setores, contribuindo para a criação de soluções concretas para problemas. Para isso, aposta em três eixos estratégicos: formação de excelência, com 37 atividades que abrangem temas como gestão de I&I, empreendedorismo, ciência aberta e tecnologias emergentes; a mobilidade estruturada, através da implementação de Planos de Desenvolvimento de Carreira Pessoal (PCDP), incluindo mobilidades de investigação e mobilidades de capacitação institucional, acompanhadas por sistemas de mentoria e planos de retorno; e o desenvolvimento de políticas e ecossistemas de carreira, com mapeamento de necessidades do ecossistema, criação de uma Comunidade de Prática, realização de workshops de co-criação e elaboração de um policy brief com recomendações para a promoção de carreiras em I&I mais atrativas e sustentáveis.

O consórcio do projeto integra a Universidade Católica Portuguesa, a LIPOR (PT), a Sofia University (Bulgária), a Vytautas Magnus University (Lituânia), a UAB Nando (Lituânia), University of Silesia (Polónia), University of Primorska (Eslovénia), Saarland University (Alemanha), a Universidad de Alicante (Espanha), National Technology Center for Canning (Espanha), a University of Alicante Science Park (Espanha). Esta replicação será potenciada através da aliança de universidades Transform4Europe.

Com este projeto, a Universidade Católica Portuguesa consolida o seu papel como líder europeia na capacitação de investigadores e gestores de ciência, posicionando-se como ponte entre o conhecimento académico e a aplicação prática. A coordenação do LETSGROW reflete a capacidade científica, organizativa e estratégica da Universidade para liderar consórcios multidisciplinares e intersectoriais no Espaço Europeu de Investigação.

Com um forte compromisso com a colaboração europeia, o desenvolvimento de competências e a mobilidade qualificada, o LETSGROW será também um modelo replicável noutros sectores,” refere João Cortez.

Mais informações

Categorias: Investigação e Inovação

Terça, 03/06/2025