UCP2Be termina com sucesso e impacto positivo na saúde mental dos estudantes
Terminou com sucesso a fase piloto da Unidade Curricular UCP2Be, lançada pelo UCP2 Mental Health. Implementada este semestre na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa, a iniciativa envolveu 53 estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Psicologia, focando-se no desenvolvimento de competências socioemocionais reconhecidas como essenciais ao bem-estar, sucesso académico e a saúde mental. Competências essas como a regulação emocional, a resiliência, o autoconhecimento, comunicação interpessoal e a tomada de decisão responsável.
Ao longo de 11 sessões com a duração de 1h15, os participantes exploraram dinâmicas de grupo e metodologias ativas que visaram facilitar a transição para o Ensino Superior, um período frequentemente marcado por elevados níveis de stress e ansiedade.
O percurso dos estudantes foi acompanhado de perto pela equipa de Monitorização & Avaliação do UCP2 Mental Health. Os dados preliminares apontam para uma melhoria nos indicadores de bem-estar e uma maior coesão entre grupos de pares.
A Unidade Curricular inovadora e focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, prepara agora a sua expansão para toda a Universidade Católica após balanço positivo por parte dos estudantes da FEP, do campus do Porto.
A avaliação global da iniciativa foi bastante positiva, tanto por parte dos estudantes como da comunidade académica da FEP, no campus do Porto. Perante este balanço, a UCP2Be prepara agora a sua expansão a toda a Universidade Católica, afirmando-se como uma unidade curricular inovadora e focada no desenvolvimento integral dos estudantes.
A eficácia do projeto reflete-se também nos testemunhos dos participantes, que destacam o sentimento de pertença, conforto e segurança proporcionado pelas sessões, bem como a importância da continuidade da unidade curricular.
Daniela Silva, estudante do 1.º ano de Psicologia, partilhou a sua visão sobre o impacto da UC: “Não foi apenas mais uma UC, mais uns créditos, tornou-se um pedaço da nossa rotina onde conseguíamos genuinamente aprender e evoluir como pessoas”.
“É um ambiente seguro para aprender e partilhar em comunidade de forma próxima, quase uma mistura entre as sessões habituais e os Workshops de Literacia em Saúde Mental e de Primeiros Socorros Psicológicos do UCP2 Mental Health. Acho que faria muito sentido dar continuidade a este tipo de iniciativa, e acredito que muitos estudantes beneficiariam se continuasse”, partilhou Francisco, também estudante do 1º ano de Psicologia.
Com o encerramento desta etapa na FEP, o UCP2 Mental Health pretende estender a UCP2Be a todos os cursos da Universidade Católica, reforçando o seu compromisso com uma educação integral, provando que o sucesso académico é indissociável do equilíbrio psicológico e do desenvolvimento humano.