2.º Ciclo de Workshops de Literacia em Saúde Mental envolveu mais de 400 estudantes da Católica
Ao longo do 1.º semestre decorreu a 2.ª edição do Ciclo de Workshops de Literacia em Saúde Mental e Primeiros Socorros Psicológicos do UCP2 Mental Health, uma iniciativa dirigida a todos os estudantes da Universidade Católica.
Mais de 400 estudantes de todos os campi - Lisboa, Porto, Braga e Viseu – participaram nesta edição, que teve como principais objetivos aumentar o conhecimento sobre questões e problemas de saúde mental, promover estratégias práticas de autocuidado e de primeiros socorros psicológicos, assim como fomentar a identificação precoce de sinais de alerta, incentivando a procura de ajuda atempada.
Os quatro workshops desenvolvidos foram concebidos com base nas necessidades identificadas pelos estudantes. Para além dos temas já abordados na edição anterior - Primeiros Socorros Psicológicos em Ataques de Pânico e Ansiedade de Desempenho - foram introduzidos dois novos temas: Burnout Académico e Imagem Corporal Positiva.
As sessões decorreram em formato presencial e online e assumiram uma abordagem prática e imersiva, proporcionando momentos de diálogo, reflexão e partilha sobre a saúde mental no contexto do Ensino Superior.
O elevado envolvimento, interesse e participação ativa dos estudantes demonstram, uma vez mais, a relevância de abordar a saúde mental como um pilar fundamental para uma experiência universitária marcada pelo bem-estar.
Dulce Borralheira, estudante da Católica, partilha a sua experiência reforçando: “Durante os diversos Workshops, tive a possibilidade de aprender técnicas de respiração, relaxamento muscular, formas de categorizar a importância das tarefas para não me sobrecarregar”.
O balanço deste 2.º Ciclo de Workshops é claramente positivo, confirmando o sucesso e a pertinência da iniciativa. Os resultados alcançados reforçam a sua continuidade e impulsionam a preparação do 3.º Ciclo, a lançar no próximo semestre, igualmente dirigido a todos os estudantes da Católica.
Categorias: UCP2 Mental Health Workshops Saúde Mental
Quinta, 18/12/2025
ODS 3
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Saber Mais
ODS 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Saber Mais
ODS 17
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Saber Mais