UCP reforça compromisso com a saúde mental e o bem-estar da comunidade académica

No campus do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, estudantes, professores, especialistas, membros da Equipa Reitoral, diretores de unidades académicas e parceiros reuniram-se no encontro “UCP2 Mental Health: o que está a mudar na saúde mental e no bem-estar na Universidade Católica?”.

Sob o mote “O que podemos fazer agora?”, Margarida Gaspar de Matos, professora da Faculdade de Ciências Humanas, reforçou que cuidar da saúde mental é prevenir, promover e agir em comunidade. Na sua comunicação, deixou recomendações concretas - da criação de ecossistemas mais saudáveis à aposta nas competências socioemocionais.

A conversa que se seguiu trouxe ao palco três vozes de dirigentes estudantis: Carolina Mano (FCH-UCP Lisboa), Inês Reis (FEP-UCP Porto) e Afonso Oliveira (FD-UCP Porto). Cada um partilhou a sua experiência e preocupações, mostrando que falar de saúde mental é, acima de tudo, dar espaço aos desafios reais dos estudantes.

No painel UCP Students’ Voices, Matilde Marques (FEP-UCP Porto) e Leonor Esteves (IGOS-UCP Viseu) reforçaram que “os estudantes não são apenas destinatários, mas parte ativa na construção das soluções”, demonstrando a importância de envolver os estudantes.

Durante o encontro, foram ainda apresentadas novas iniciativas de promoção da saúde mental e do bem-estar, a implementar já neste semestre:

O encontro encerrou com a assinatura de protocolos com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Casa de Saúde da Boavista e a Associação Recovery IPSS, reforçando a rede de parceiros que se associa à Universidade Católica para promover a saúde mental dos estudantes. Fazem ainda parte desta rede o Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem e a JS Clínica Médica.

Saiba mais sobre o UCP2 Mental Health

Categorias: UCP2 Mental Health A Católica

Seg, 06/10/2025

ODS 3

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Saber Mais