Instituto de Estudos Políticos homenageia Ernâni Rodrigues Lopes

O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, prestou homenagem a Ernâni Rodrigues Lopes, figura marcante da história de Portugal e protagonista central na definição das políticas económicas no período pós-adesão à Comunidade Económica Europeia.

A cerimónia, que reuniu mais de 500 participantes no Auditório Cardeal Medeiros, contou com a presença de algumas das mais destacadas personalidades da vida pública nacional, entre as quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, D. Rui Valério, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Soares Ribeiro, para além de representantes do meio académico, político e económico.

A sessão foi presidida pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e incluiu as palavras de boas-vindas da diretora do Instituto de Estudos Políticos (IEP), Mónica Dias.

No decurso da homenagem foi apresentado o livro dedicado a Ernâni Lopes, por José Pena do Amaral, em representação do grupo coordenador, seguido de José Manuel Durão Barroso, diretor do Centro de Estudos Europeus do IEP.

Uma mesa-redonda moderada por Sónia Ribeiro contou com as intervenções de D. Rui Valério, do Vice-Almirante Soares Ribeiro e de Nuno Valério, que refletiram sobre o legado intelectual, académico e cívico de Ernâni Lopes.

Um dos momentos mais significativos foi a atribuição, pela Ordem dos Economistas, do título de Economista Emérito, distinguido a título póstumo e entregue à família do homenageado, com elogio pelo bastonário António Mendonça.

A cerimónia foi encerrada com o discurso do Presidente da República, que sublinhou o papel decisivo de Ernâni Lopes na construção de um Portugal moderno e europeu.

Este tributo não só destacou o percurso excecional de Ernâni Lopes, como também reafirmou o compromisso do Instituto de Estudos Políticos com a excelência académica e com o aprofundamento do debate público em Portugal.

Categorias: Instituto de Estudos Políticos

Quinta, 18/09/2025