Erasmus+ em Madrid: a experiência transformadora de Salomé Arede
Com uma forte conexão à cultura espanhola, Salomé Arede não teve dúvidas quanto à experiência internacional. “Quando surgiu a oportunidade de fazer Erasmus+, Madrid foi a única cidade em que pensei”, conta a estudante do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica.
Apesar da adaptação do início, agora, Salomé reconhece a importância de se ter aventurado fora da zona de conforto, numa cidade nova e com cinco pessoas de países diferentes. “Foi uma fase essencial para o meu crescimento pessoal, perceber que sou capaz de estar bem sozinha, mesmo longe do que conhecia,” confessa.
“Conviver com pessoas de culturas tão diferentes foi, ao mesmo tempo, um desafio e um grande apoio ao longo destes cinco meses. As nossas rotinas, hábitos e perspetivas eram muitas vezes diferentes, o que nem sempre foi fácil, mas foi exatamente isso que me fez crescer.”
Os laços das amizades que foi construindo foram tão fortes, tanto que um dos seus momentos favoritos foi mesmo celebrar os 20 anos, em Madrid, “acompanhada de todos lá em casa,” recorda.
Já de regresso, o sentimento é agridoce. “Deixar Madrid sabendo que a próxima vez que vou ver estas pessoas será em países diferentes, num contexto completamente diferente, tornou a despedida mais intensa.”
Além da exposição e desafio cultural, a Universidade Ceu San Pablo, “universidade que me acolheu, teve também um impacto importante. Fascinou-me o facto de ter acesso a uma vertente muito prática, projetos, debates e palestras que me permitiram ver tudo de uma forma mais próxima dos meus interesses.”
Desafiadora e transformadora, a vivência na capital espanhola deu-lhe liberdade para complementar o percurso académico com disciplinas de diferentes áreas e ensinou-lhe a encontrar apoio em si mesma.
Durante todo este processo, a Católica foi um elemento essencial, garante. “O processo de candidatura foi muito claro e senti sempre o apoio da Universidade Católica. Foi este acompanhamento que fez com que tudo decorresse de forma natural e que me sentisse sempre confiante com a minha escolha.”
“Claro que houve momentos em que senti saudades de casa, da família e dos amigos, o que é natural quando se está longe.” Mas a Católica esteve sempre presente.
Volta com duas certezas: “Madrid é uma cidade que tem muito para oferecer e que terá um significado especial para mim,” e “se alguém estiver a pensar fazer Erasmus, aconselho que siga em frente, mesmo sabendo que nem tudo será fácil. Vai voltar diferente e essa experiência faz tudo valer a pena.”