“Educação como promessa de futuro”: Universidade Católica participa no Jubileu do Mundo Educativo

No dia 27 de outubro, as palavras do Cardeal José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e ex-Vice-Reitor da Católica, ressoaram no coração de Roma para representantes de universidades católicas de todo o mundo: “Ao lado dos jovens não se envelhece: é como manter o motor sempre ligado e olhar o mundo com novos olhos”.

Deu-se assim início ao Jubileu do Mundo Educativo, o grande evento do Ano Santo dedicado às escolas e universidades de todos os continentes, onde a Universidade Católica Portuguesa marca forte presença, com uma comitiva de 80 alunos, alumni, docentes, membros da equipa reitoral e staff.

“A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com uma ideia de educação como promessa de futuro, que articule a qualidade profissional com a inovação, a sensibilidade estética e social,” refere Isabel Capeloa Gil, Reitora da Católica, sobre a participação nesta semana histórica.

O Congresso Mundial “Constelações Educativas – Um pacto com o futuro” que tem lugar no dia 30 de outubro, convida a uma reflexão sobre os desafios da educação, tendo em conta as novas configurações culturais e tecnológicas.

Neste evento participa Isabel Capeloa Gil, como Presidente da SACRU, na qualidade de moderadora do painel “Reviving the pact with hope: The Educational and Cultural Commitment of Catholic Schools and Universities”, com a participação de Jon Fosse, Prémio Nobel da Literatura 2023, e de SJ Guy Consolmagno, astrónomo do Observatório do Vaticano.

Também Nuno Crespo, Diretor da Escola das Artes, marcará presença, mas no painel “Os novos projetos do Dicastério para a Cultura e a Educação”, onde irá apresentar a Trienal de Artes das Universidades Católicas, a acontecer em 2026.

Esta será a primeira edição da iniciativa lançada pelo Cardeal José Tolentino Mendonça, e coordenada por Nuno Crespo.

A par deste encontro, a Universidade Católica irá também estar presente na “Aldeia da Educação”, um espaço de networking e intercâmbio educacional, a ter lugar em torno da Praça de São Pedro. Estão também previstos encontros do Papa com estudantes, incluindo membros da delegação da Católica, no dia 30 de outubro.

No dia seguinte, é a vez do Encontro do Papa Leão XIV com os Educadores. Concretiza-se ainda a conferência com a Pastoral Universitária de Lisboa e o encerramento do ciclo “Creio na Universidade”, onde irão participar Isabel Capeloa Gil, Sofia Salgado Pinto, docente da Católica Porto Business School, e o estudante Paulo Martinez.

Sábado, dia 1 de novembro, o programa termina, com a celebração da Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV.

Paralelamente, a Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU) foi apresentada numa receção na Embaixada Portuguesa no Vaticano, para representantes diplomáticos da Santa Sé. Recorde-se ainda que decorre, em simultâneo e integrado no Jubileu, a Escola de outono da SACRU “Liberdade da investigação académica”, até 31 de outubro, no campus de Roma da Australian Catholic University.

O Jubileu do Mundo Educativo decorre no âmbito do Ano Santo 2025, dedicado ao tema da Esperança e representa um momento único de celebração e reflexão sobre o papel da educação na sociedade contemporânea.

A presença da Universidade Católica Portuguesa neste evento sublinha o compromisso da Universidade com a excelência educativa e com os valores que norteiam a sua missão. "Educar é um ato de esperança" - tema central desta celebração jubilar que reúne educadores de todo o mundo na Cidade de Roma.

Noticia_Reitora com Jon Fosse_Jubileu_Mundo Educativo_2025

Categorias: A Católica

Quinta, 30/10/2025