Conferência de Isabel Capeloa Gil na celebração do sétimo aniversário da Declaração sobre a Fraternidade Humana

No dia 3 de fevereiro, a Subcomissão para o Diálogo Inter-Religioso da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promoveu uma tarde de reflexão em Coimbra, assinalando o sétimo aniversário da assinatura da Declaração sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum

O encontro, que decorreu no Convento de São Francisco, reuniu diversas vozes de destaque no diálogo inter-religioso e cultural. Entre os conferencistas esteve Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que partilhou uma intervenção centrada na importância do documento e dos seus princípios para os desafios éticos e sociais do presente. 

Além da Reitora, o programa contou com a participação do Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca latino de Jerusalém, e de Adnane Mokrani, Professor de Teologia Islâmica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. O comentário final do evento foi feito por Pedro Vaz Patto, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz. 

A Declaração de Abu Dhabi, assinada em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco e pelo grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, é um marco no diálogo inter-religioso que promove a fraternidade, a rejeição do extremismo e a convivência pacífica entre diferentes tradições religiosas. 

O evento reforçou a urgência de continuar a promover espaços de reflexão conjunta entre diferentes culturas e crenças, destacando o papel das instituições académicas, como a Universidade Católica Portuguesa, na promoção dos valores de fraternidade, diálogo e paz. 

Legenda da fotografia: Papa Francisco e o grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb - Abu Dhabi 4 de fevereiro de 2019

Noticia_7.ºano Declaração sobre a Fraternidade Humana

 

Categorias: A Reitora

Terça, 03/02/2026