Católica lidera em Portugal no ODS 16 pela Times Higher Education
A Universidade Católica Portuguesa alcançou o 1.º lugar nacional no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16) – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” – do Ranking de Impacto 2020 da Times Higher Education e ficando em 55.º lugar a nível mundial.
O ODS 16 visa a promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva, com o acesso universal à justiça e a existência de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Este objetivo compõe o grupo de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável presentes na Agenda 2030 das Nações Unidas.
Este resultado positivo da Universidade Católica Portuguesa advém de políticas e iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas entre 2016 e 2019, entre as quais se destacam:
- Existência de um Código de Ética e de Conduta para toda a Universidade em vigor desde janeiro de 2016;
- Assinatura de um compromisso Público para uma Política de Tolerância Zero contra os maus tratos e abusos de menores e adultos em situação vulnerável em maio de 2019, bem como a implementação de um Sistema de Cuidado e Bom Trato em toda a Universidade.
- Assinatura da Carta Anti-Corrupção da UN Global Compact em dezembro de 2019, tornando-se na única universidade portuguesa a assinar e membro integrante das 66 organizações portuguesas que recebe o selo Anti-Corrupção.
- Estudo sobre Benefícios Fiscais, elaborado para o Ministério das Finanças pela Católica Porto Business School, cujos resultados foram apresentados em maio de 2019.
- Estudo realizado para o ministério da Saúde. Grupo de Trabalho da European Association for Palliative Care.
- Colaboração no projeto Aprendizagem Para Todos, do Banco Mundial para o Ministério da Educação do Governo de Angola.
- O projeto CESOP-Local, cuja missão é realizar estudos aplicados em territórios administrativos, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas constantes na Agenda 2030.