Blanky: quando de uma grande amizade nasce uma grande ideia

Similares em muitos aspetos, e complementares nos restantes, Pedro Caseiro e Ricardo Parreira, neste Dia da Amizade, partilham a história de como da sua cumplicidade nasceu a Blanky.

Conheceram-se na Universidade Católica, enquanto Pedro concluía o mestrado em Administração de Empresas com Especialização em Finanças, e Ricardo Parreira frequentava o mestrado em Estratégia e Empreendedorismo.

Com percursos parecidos, ambos seguiram carreiras em consultoria. E as suas dores revelaram-se também iguais. Percebendo que partilhavam a dificuldade em dormir.

Foi assim que surgiu a ideia da Blanky, uma empresa que trouxe para Portugal os primeiros cobertores pesados e que, segundo Ricardo, tem como missão “ajudar a dormir melhor”. Ideia que foi expandido e hoje abrange o conforto e bem-estar, com lençóis, toalhas, entre outros.

Alinhados em quase tudo, conhecem-se tão bem que, como explica Ricardo: “eu às vezes já estou a contrapor o meu argumento porque já sei qual vai ser a visão do Pedro.”

Partilham desde as coisas mais triviais, como a paixão pelo desporto até ao mindset nos negócios. Eu “corro mais riscos, mas o Ricardo é ligeiramente mais grounded (com os pés no chão),” explica Pedro, que é responsável pelo marketing e vendas, enquanto Ricardo se foca mais na parte técnica, lidando com os materiais e assegurando a qualidade dos produtos.

Na prática, isto faz com que se complementem. Enquanto “eu quero pôr produtos no mercado mais cedo e mais depressa, o Ricardo acautela para aguardar para termos as coisas a tempo,” partilha.

Também a visão ética perante os negócios é una. “Estava connosco já antes, mas a Católica pelo menos ajudou a manter, a potenciar e a garantir. Tem que ver com a maneira como nós queremos, por exemplo, tratar fornecedores ou clientes,” explica a dupla.

Por isso Pedro sublinha a importância de “criar uma empresa que crie valor em termos de sustentabilidade económica”, mas também sustentabilidade moral.

Já Ricardo recomenda “investir um bocadinho em fazer as coisas bem feitas desde o momento zero.” Isto não significa não errar. Mas saber como errar. “Nós tentamos errar muito e errar pequeno de forma a conseguirmos sempre sobreviver aos erros,” e aprender com eles, comenta Pedro.

Como tal, o lançamento de novos produtos tem de criar valor e ser inovador. Como é o caso dos lençóis de bambu, em que utilizam um material com um novo propósito.

Com um projeto consolidado e uma missão partilhada, não se imaginam a trilhar este caminho, que começou em plena pandemia – o momento mais desafiador possível – com mais ninguém.

Segundo Pedro, ter o melhor amigo ao lado, no qual confia plenamente, tornou seguramente o processo mais fácil e colaborativo.

“Quando corre bem estamos os dois para celebrar e rir,” conta Pedro, mas também para partilhar e dividir as dores, acrescenta Ricardo.

Tal como sublinham, criar uma empresa do zero é um teste de resistência e resiliência não é um sprint, mas sim uma maratona. E para chegar ao final, o parceiro certo, ou neste caso, o melhor amigo, faz toda a diferença.