Estudantes na Transform4Europe

Transform4Europe

Para os estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, a T4EU traz oportunidades únicas e inovadoras como:

  • uma mobilidade alargada entre as universidades parceiras;
  • disciplinas à distância e em aprendizagem híbrida;
  • cursos em grau duplo ou múltiplo;
  • programas conjuntos;
  • eventos (cursos de verão, semanas culturais e outros).

Saiba mais

 

Os estudantes das universidades são representados no Student Council da T4EU. Os representantes da UCP são:

Beatriz Bernardes

Beatriz Bernardes (LinkedIn

Mestre em Engenharia Biomédica e Licenciada em Bioengenharia pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa. Em 2018/2020 trabalhou como técnica de laboratório especializada na empresa Advanced Products Portugal (APP). É doutoranda em Biotecnologia na ESB, em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente é Assistente Convidada na ESB de várias unidades curriculares relacionadas com fenómenos de transporte e mecânica de partículas aplicada. O principal interesse de investigação centra-se no desenvolvimento de novas terapias baseadas em partículas de aerogel para o tratamento de feridas crónicas. Desde março de 2023, é a representante dos estudantes de doutoramento na ESB.

 

 

 

 

Francisco Afonso

Francisco Afonso (LinkedIn)

Francisco Afonso é estudante do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da UCP. Provém de um contexto bicultural germânico e lusófono devido à sua educação. Exerce funções de Vice-Presidente para Assuntos Externos da Associação Académica de Medicina da UCP (CatólicaMedSU) no presente mandato 2023/24. Também é membro do Conselho Pedagógico pelo segundo mandato consecutivo desde que ingressou no curso em 2022. Adicionalmente, foi membro do Departamento de Comunicação no mandato de 2022/23 da mesma associação, onde dinamizou as redes sociais. Em 2023 foi Co-Fundador do Diversity Club da Católica Medical School, um clube que organiza mensalmente uma ação de consciencialização sobre causas relacionadas com a diversidade, através de filmes, eventos, visitas culturais ou mesas-redondas. Estas experiências permitiram-lhe desenvolver competências interpessoais de liderança, criatividade na resolução de problemas, auscultação do corpo estudantil e colaboração em equipa. Fez voluntariado na Juventude da Cruz Vermelha Alemã e Portuguesa, durante a pandemia, participou no projeto ComVidas numa residência para idosos em Vendas Novas. Tem um grande interesse por arte, história, línguas europeias (fala sete), medicina social e política de saúde.

Maria Isabel Cura

Maria Isabel Cura (LinkedIn)

Maria Isabel Cura possui uma Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa no centro regional do Porto. Entre 2021 e 2023 esteve envolvida na Associação de Estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (AE FEP UCP) tendo sido membro no Departamento Pedagógico e Vice-Presidente. Para além da Associação de Estudantes, em 2021 fez voluntariado através do serviço comunitário da FEP e foi voluntária do Banco Alimentar, algo que ainda é atualmente. Adicionalmente, também integrou o projeto de mentoria FEP UCP. Atualmente, é aluna de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na FEP UCP, tendo um interesse não só na sua área atual de especialização como também em Psicologia da Justiça e as suas componentes. E, desde novembro de 2023, é tesoureira da AE FEP UCP do mandato de 2023/2024.

 

 

 

 

FAQs | SOU ESTUDANTE (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento)

Semanas T4EU;
Bachelor Tracks (apenas estudantes de licenciatura);
Stakeholder Challenges;
International Visiting Lectureship;
Innovative Teaching Conference;
PhD Conference (apenas para estudantes de doutoramento);
Curso de Línguas;
Outros workshops.

Em cada universidade são escolhidos os estudantes representantes da universidade para o Student Council da Aliança Transform4Europe. Os representantes são apoiados pelos "T4EU Engaged Students", que participam em reuniões internas, divulgam informações e atuam como intermediários entre os representantes e outros estudantes regulares.

Cada universidade organiza uma seleção interna. Dependendo da universidade de acolhimento, o papel dos participantes e o seu número podem variar. Algumas destinam-se apenas a estudantes de licenciatura, outras a estudantes de mestrado e outras ainda a estudantes de doutoramento. O número de estudantes participantes pode variar entre 3 e 10 ou mais. Todas as informações sobre cada T4EWeek estão disponíveis no site da Transform4Europe e das universidades parceiras.

Não existe um procedimento normalizado. Antes de se candidatar, o aluno deve consultar o coordenador do seu programa de estudos. Depois de concluir o programa, deve solicitar uma transcrição dos registos ou um certificado à universidade de acolhimento (organizadora) para converter os ECTS na sua universidade de origem.

Sim. O multilinguismo está também no centro da T4EU. A promoção das línguas menos ensinadas dos parceiros e as relações interculturais é incentivada e está disponível para todos da Aliança. As listas de cursos de línguas e de iniciativas de aprendizagem de línguas estão disponíveis no site T4EU.

Apenas uma.

Se não puder integrar um Bachelor Tracks no seu curso, pode participar e obter ECTS suplementares. Deve sempre garantir com o coordenador do curso na sua universidade de origem a possibilidade de integrar os Bachelor Tracks da T4EU.

As universidades parceiras publicam uma lista dos cursos que tencionam oferecer no início de cada semestre, juntamente com um formulário de candidatura. Mais informações em: transform4europe.eu/course-offer-at-bachelor-level.

Sim, dependendo do curso, os estudantes podem obter até 6 ECTS.

Trata-se de uma conferência internacional multidisciplinar. Os estudantes de doutoramento e os académicos em início de carreira são convidados a apresentar os seus projetos e resultados de investigação. Além disso, a conferência acolhe oradores de referência que dão palestras sobre diferentes temas. Cada universidade parceira envia um número limitado de participantes.