Eventos

A decorrer neste mês

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Serviços presenciais nas Bibliotecas da UCP

Em alinhamento com a determinação de reposição dos serviços mínimos, estabelecidos pela Universidade para o período de 11 a 21 de maio de 2020, as Bibliotecas da UCP passam a assegurar um conjunto de serviços presenciais, sendo contudo obrigatório efetuar uma marcação prévia (preferencialmente por e-mail). No seguimento dos pedidos formulados, os utilizadores serão contactados com informações detalhadas sobre a forma como o serviço será prestado.

Consulte a oferta de serviços presenciais de cada Biblioteca, assim como os respetivos contactos através dos quais pode efetuar os seus pedidos e respetivos agendamentos:

 

Biblioteca de Lisboa

  • Empréstimo domiciliário;
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: emprestimo.biblioteca.lisboa@ucp.pt

Telefone: (+351) 214 269 772 ou 214 269 773

 

Biblioteca do Porto

  • Empréstimo domiciliário (incluindo o envio de obras por correio);
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt

Telefone: (+351) 226 196 241

 

Bibliotecas de Braga

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: biblioteca.ffcs@braga.ucp.pt (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais)

E-mail: biblioteca.facteo@braga.ucp.pt (Faculdade de Teologia) 

Telefone: (+351) 253 206 100

 

Biblioteca de Viseu

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: bjps@viseu.ucp.pt  

Telefone: (+351) 232 419 500 ou 232 419 520

 

Informa-se ainda que os restantes serviços de apoio à comunidade académica que têm vindo a ser assegurados, nomeadamente através de telefone e de plataformas on-line continuarão a ser prestados por essas vias.

Para mais informações recomenda-se a leitura do Plano de Reativação, que se encontra disponível e em atualização no Portal da Universidade Católica Portuguesa.

Categorias: Bibliotecas UCP

Sexta, 08/05/2020

Projeto Capacitar para Proteger estreia-se no Dia Internacional do Enfermeiro

O Projeto Capacitar para Proteger deu a sua primeira formação a 24 profissionais do Lar Santa Catarina de Labouré no Campo Grande.

A formação sobre procedimentos adequados para prevenir a transmissão de infeção em geral e a transmissão da infeção por coronavírus em particular, decorreu à distância, através da plataforma ZOOM, e foi transmitida para as ajudantes de ação direta que se encontravam no auditório da instituição, respeitando as devidas medidas de segurança.

Os formadores, estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem e professores, abordaram diversos temas, nomeadamente: Higienização das Mãos,  Equipamentos de Proteção Individual,  Ambiente de Trabalho e como Ser Profissional. As ajudantes de ação direta tiveram ainda oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas após a formação.

O Projeto “Capacitar para Proteger” já começou a ser divulgado pelas instituições parceiras.

Saiba mais sobre a formação aqui

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 12/05/2020

Nova comunidade na plataforma Zenodo agrega estudos relacionados com a COVID-19

Decorrente da pandemia COVID-19, foi criada na plataforma Zenodo uma comunidade (Coronavirus Disease Research Community - COVID-19) para apoiar a comunidade científica na partilha de resultados de investigação realizada neste contexto e que possam ser relevantes para todos os interessados.

Consulte aqui todos o recursos disponíveis.

Categorias: Bibliotecas UCP

Dom, 03/05/2020

Manuel Fontaine Campos: "Ensino do Direito em tempos de pandemia - algumas lições"

Os últimos meses de pandemia, por que todos temos passado, foram férteis em adversidades, mas também em oportunidades. Em particular no ensino superior, e como resultado da quarentena, tornou-se impossível a realização de atividades de ensino presencial, e bem assim de muitas atividades de investigação e de serviço à comunidade. Nalgumas universidades, as atividades de ensino foram, com mais ou menos rapidez, transpostas para plataformas online (Zoom, Microsoft Teams, Collaborate Ultra, etc.). É sobre essa experiência, ocorrida na Faculdade de Direito da Universidade Católica, no Porto, e sobre as lições que encerra para o futuro que pretendo aqui falar.

Tendo as aulas presenciais sido suspensas no dia 11 de março, foi com muito trabalho que se conseguiu, logo no dia 13 de março, retomar as aulas em formato online. Naturalmente, uma transposição tão rápida operou-se no pressuposto de que as aulas continuariam a ser lecionadas no mesmo horário e, na verdade, tanto quanto possibilitado pela tecnologia, no mesmo modelo das aulas presenciais. 

Ler artigo completo aqui.

Nota: Para consultar este artigo na íntegra deverá fazer log in no website do Jornal Público.

Maria de Fátima Ribeiro: "Os efeitos da separação entre um clube e a SAD que fundou"

Três perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns a respeito do regime jurídico das Sociedades Desportivas.

  1. Pode um clube vender a totalidade da sua participação na SAD que fundou? Não é obrigado a ter sempre 10 por cento?
    A Lei das Sociedades Desportivas (LSD) não responde directamente a essa questão, mas a resposta, à luz dos princípios gerais vigentes no nosso ordenamento jurídico e do próprio espírito das normas da LSD interpretadas só pode ser positiva: um clube pode validamente deixar de ser sócio da SAD que tenha constituído pela via da personalização jurídica da sua equipa desportiva, por vários meios, como a declaração da sua insolvência, a deliberação em assembleia geral da sua dissolução, ou a alienação voluntária das acções que nela detenha. Porém, a partir do momento em que a sua participação se torne inferior a 10%, o clube deixa de poder beneficiar do regime de tutela especial que, enquanto sócio dessa SAD, a LSD lhe conferia. Na prática, deixa de ser aplicável a essa SAD, nas relações com o clube, o regime especial previsto para as sociedades constituídas pela personalização jurídica da equipa desportiva.
  2. O que sucede a essa SAD? Mantém direito a competir? Mantém a ligação ao clube fundador ou passa a SAD de raiz?
    A SAD não perde, por essa razão, o direito a participar na competição em que está integrada (o direito a participar em competições foi imperativa e definitivamente transmitido pelo clube à sociedade no momento da constituição desta). E passa, a partir do momento em que a participação do clube fundador se torna inferior a 10% (e só a partir daí) a ser regida, no que respeita às relações com o clube, pelas regras que se aplicam a uma sociedade desportiva constituída de raiz - o mesmo é dizer, deixa de estar sujeita à aplicação das normas da LSD que se destinam à protecção do clube fundador de uma sociedade desportiva constituída pela personalização jurídica da sua equipa.

Ler artigo completo aqui.

Instituto de Ciências da Saúde avalia planos de sessões de Educação para a Saúde

No âmbito da unidade curricular de Pedagogia da Saúde da Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), os estudantes, do 1.º Ano e 2.º Semestre realizaram planos de sessões de Educação para a Saúde para avaliação desta unidade curricular.

O ICS destacou dois trabalhos cuja população-alvo varia entre, a população adulta em confinamento devido à pandemia Covid-19, num primeiro exemplo, e crianças em idade escolar (8-10 anos), num segundo.

Veja aqui os vídeos das estudantes destacadas.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 24/06/2020

Biblioteca com Vida: webinar sobre o Holocausto

Dando continuidade às iniciativas do programa Biblioteca com Vida (Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais), decorrerá na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, pelas 16:00 horas, uma sessão pública, aberta a toda a comunidade académica, sobre o Holocausto.

Esta atividade, que conta com a participação de Alexandra Esteves (História), Daniela Monteiro (Serviço Social) e das alunas de Turismo, Daniela Carvalho e Marta Ferraz, visa, essencialmente, promover um diálogo cruzado com base nas leituras e perspetivas que a temática do Holocausto suscita em três áreas: uma, mais tradicional, da História, que procura contextualizar este acontecimento; a do Turismo, através da realização de duas visitas virtuais a dois espaços associados à II Guerra Mundial (o campo de concentração de Auschwitz e a Casa de Anne Frank, em Amesterdão); e a do Serviço Social, tomando o exemplo de Irena Sendler, assistente social polaca, que salvou a vida a 2500 crianças judias.  

Com este webinar pretende-se trazer para o tempo presente e promover a reflexão sobre um acontecimento que, apesar de pertencer ao passado, ainda que não muito longínquo, tem resistido ao desgaste do tempo e perdura na memória daqueles que o experienciaram e daqueles que, por variadas razões, não querem esquecer um dos episódios mais negros da história da humanidade. 

Para aceder à sessão, clique aqui.

Categorias: Bibliotecas UCP

Terça, 30/06/2020

Mais de 200 pessoas participaram no Webinar sobre "Direitos e deveres do enfermeiro em situação de pandemia"

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde e a Facultad de Enfermería da Universidad de Navarra (Espanha) organizaram o Webinar “Direitos e Deveres do Enfermeiro em situação de Pandemia”, no passado dia 29 de junho.

Este webinar, que promoveu a discussão sobre os direitos e os deveres dos enfermeiros enquanto profissionais de saúde diretamente envolvidos no combate à Pandemia COVID-19, contou com a participação de mais de 200 pessoas, na sua maioria enfermeiros portugueses e espanhóis.

Os temas foram abordados pelos diretores das duas unidades académicas, Prof. Doutor Sérgio Deodato e Prof. Doutora Mercedes Perez, ambos investigadores de deontologia de enfermagem.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 01/07/2020

Licenciatura em Enfermagem na Católica com 99,8% de Empregabilidade

Segundo os dados de 2019 da InfoCursos, a Licenciatura em Enfermagem lecionada na Universidade Católica Portuguesa atingiu uma taxa de empregabilidade de 99.8%.

Os estudantes são acompanhados ao longo do último ano do curso pelo Gabinete de Empregabilidade, que articula com as entidades empregadoras, nomeadamente com as instituições de saúde, públicas, privadas e do setor social, parceiras do Instituto de Ciências da Saúde.

A preparação para a vida profissional, alicerçada numa componente prática que se inicia desde o 1º ano, e num acompanhamento constante do corpo docente, quer na Universidade quer nos Ensinos Clínicos, permite aos estudantes usufruírem de inúmeras opções de escolha nos sistema de saúde no que diz respeito ao 1º emprego.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 21/07/2020

Artigo resultante de estudo sobre facilitação do perdão em cuidados paliativos foi destacado pelo Joanna Briggs Institute

O artigo "Forgiveness facilitation in palliative care: a scoping review", recentemente publicado, foi destacado pelo Joanna Briggs Institute (JBI). Este estudo, da enfermeira mestre Rita Santos Silva, foi orientado pela Professora Doutora Sílvia Caldeira e integrou o projeto Spirit in Health da Nursing Research Platform (Lisboa) do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.

Neste estudo são destacados os efeitos positivos do perdão em fim de vida e são sugeridos novos caminhos e oportunidades para futuros estudos com o objetivo de desenvolver e testar esta intervenção de enfermagem em pessoas em cuidados paliativos e às suas famílias.

Mais informação aqui: https://jbi.global/news/article?id=2391 

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quinta, 03/12/2020

Alumna de Direito distinguida com o Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres

De forma a assinalar o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o trabalho “Reflexões Críticas Acerca do Enquadramento Jurídico-Penal da Prostituição no Ordenamento Jurídico Português”, da alumna da Faculdade de Direito - Escola do Porto, Tatiana Botelho, foi galardoado pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ).

Para a ex-mestranda, este reconhecimento constitui “uma prova de reconhecimento do meu esforço e mérito” e admite que é uma honra perceber que a sua tese contribuiu para a investigação dos direitos humanos das mulheres: “Consegui aprofundar e desenvolver conceitos e métodos que permitam moldar o Direito de forma a que este possa ser o utensílio adequado à realização do seu fim último – a justiça.”

Na verdade, a área criminal sempre suscitou o interesse de Tatiana. Assim, um mestrado especializado na área do Direito Criminal foi uma escolha óbvia: “Devido ao meu especial interesse por esta área, mantive-me sempre atenta aos temas que mais controvérsia levantavam no direito criminal e foi, precisamente, numa pesquisa que me confrontei com a prostituição e com as várias e diversas teorias, posições e modelos prostitucionais existentes.”

Após a extensa exploração de temáticas relacionadas com a prostituição e a legislação penal portuguesa nesta área, Tatiana chegou a algumas conclusões: “A evolução das políticas e das leis relativas à prostituição em Portugal culminaram na adoção de um modelo tendencialmente abolicionista onde o exercício da prostituição não constitui um crime mas, não obstante, também não se encontra regulamentado como uma outra qualquer profissão/atividade.”

Ao recordar a sua experiência académica na Escola de Direito, Tatiana destaca alguns fatores que contribuíram para uma experiência única:” O corpo docente de excelência, o desenvolvimento das competências comunicacionais, da prática forense, a interdisciplinaridade e especialização disponibilizados por esta instituição”. De salientar, ainda, a proximidade com os docentes “disponíveis e incansáveis na sua tarefa de transmitir conhecimentos”.

O trabalho de orientação da tese foi conduzido pela docente Sandra Tavares que guiou a escrita e defesa da dissertação de Tatiana com muita satisfação: “Ver agora esse trabalho estar na génese do Prémio Teresa Rosmaninho é algo de que muito me orgulho. Manifesto a minha esperança de que o aprofundamento do conhecimento científico desta temática, essencial aos Direitos Humanos das Mulheres, continue nos anos vindouros.”

Categorias: Faculdade de Direito - Escola do Porto

Quinta, 10/12/2020

Sessão Premium ADN do Jurista: A influência da imprensa e dos social media na desinformação e o efeito nas eleições portuguesas

Com as eleições portuguesas marcadas para janeiro, a Faculdade de Direito - Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa convidou Marina Costa Lobo, cientista política, e o jornalista Paulo Pena para um debate que contou com a presença de mais de cem participantes. Ao longo da conversa discutiu-se a ascensão da extrema-direita no panorama político nacional e o papel da imprensa e dos social media na desinformação dos cidadãos. 

Segundo Paulo Pena, os principais órgãos de comunicação estão a dar ceder mais espaço ao partido Chega e ao presidente André Ventura pela forma como as redações passaram a avaliar o interesse do público.

Agora que os jornais conseguem medir o alcance dos seus conteúdos digitais, acabam por ser favorecidas histórias com mais comentários e partilhas. Uma vez que os discursos populistas de André Ventura acabam por ser amplamente divulgados (mesmo por aqueles que não perfilham das suas ideias), o algoritmo entende que esses assuntos devem ser beneficiados.

O próprio partido Chega organiza-se para difundir a sua mensagem através de contas falsas: “Cada um dos 68 mil apoiantes do Chega pode criar, se quiser, cem contas no Facebook e com isso altera a métrica online e faz com que essa informação que as redações têm seja enviesada.”

Na verdade, toda esta situação já aconteceu nos EUA com Donald Trump, que, em 2016, era um dos piores classificados nas primeiras sondagens das primárias republicanas antes das eleições. No entanto, conseguiu obter 56% do tempo disponível nos meios de comunicação social, por várias razões: “Era capaz de ter uma base de apoiantes, tal como André Ventura tem, e conseguiu dominar a agenda de todo o debate porque os seus adversários usaram as suas declarações para o criticar.”

De acordo com Marina Costa Lobo, também Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a sua presença mediática enquanto comentador para se aproximar do eleitorado, o que teve consequências no seio político:” Agora não há nenhum político que ambicione um lugar de maior relevo que não sinta que tem de ter um lugar cativo como comentador para criar essa ligação.”

Para a cientista política, esta “transformação da política num exercício de mediatismo”, terá implicações: “Poderá surgir uma pessoa que não tem essa base académica, militante ou jornalística, mas apenas essa base mediática.”
 

Recorde a sessão premium onde foi debatido o papel do jornalismo e das redes sociais no panorama eleitoral dos EUA.

Todos estes eventos do programa ADN do Jurista são abertos ao público, sendo sempre abordados temas conexos ao Direito e à literacia política, mediática e europeia. 

Categorias: Faculdade de Direito - Escola do Porto

Seg, 28/12/2020

Ciclo de formação: “Gestão do perfil de investigador”

As Bibliotecas da UCP vão realizar um ciclo de formação focado na gestão de perfis de investigador. 

Durante estas iniciativas vão ser apresentadas métricas de publicações indexadas, técnicas para aumentar o impacto da produção científica e gestão de perfis como o ORCID, CIÊNCIAVITAE, Scopus e Publons. 

Estas ações de formação estão abertas a todos os interessados e não requerem inscrição prévia. 

Como aumentar o impacto da produção científica 
1 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: ORCID 
2 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: CIÊNCIAVITAE 
3 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: Scopus e Publons 
4 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Categorias: Bibliotecas UCP

Quarta, 06/01/2021

Covid-19: Docentes e Estudantes da Escola de Enfermagem da Católica colaboram com Unidades de Saúde de Matosinhos

No contexto da elevada prevalência da Covid-19 e da urgente necessidade de recursos nas Unidades de Saúde Pública, estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, sob tutoria e supervisão de Enfermeiros e orientação do Professor Doutor Pedro Melo, todos Especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, colaboraram nos processos de acompanhamento dos casos de risco, em Isolamento Profilático e casos positivos de Covid-19, por via telefónica.

Os estudantes puderam, neste contexto, desenvolver competências no âmbito da decisão clínica em Enfermagem (considerando como alvo a população, as pessoas, as famílias e as comunidades escolares), assim como competências de comunicação, gestão do stress e trabalho em equipa.

Para o Professor Pedro Melo esta “foi uma forma de manter a coerência com os valores, a missão e a visão da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Queremos, enquanto Escola, proporcionar os melhores contextos de aprendizagem, garantindo também um sentido de serviço à comunidade. Numa fase de emergência social, não podemos enquanto enfermeiros que também somos (os professores) deixar de responder aos deveres para com a comunidade descritos no nosso Código Deontológico e dar aos nossos estudantes a oportunidade de também refletir sobre a própria deontologia da profissão. Além disso foi uma oportunidade única de aprendizagem (a fase pandémica) no âmbito de cuidados às pessoas e famílias, mas também a perceção do que fazem os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, sensibilizando os estudantes para a importância desta área de especialidade. Estamos por isso muito gratos por ter tido a oportunidade de colaborar com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ter proporcionado aos nossos estudantes este caminho de aprendizagem.“

Este processo de colaboração ainda decorre e participaram até agora 8 estudantes de Enfermagem, sendo que o sentido de missão, colaboração e ensino baseado no serviço à comunidade e na evidência disponível se manterá enquanto fizer sentido manter-se.

Docente e estudante do ICS integram a Task-Force para os Cuidados Paliativos nas Prisões da AECP

O Prof. Doutor Manuel Luís Capelas, docente do ICS e membro da Direção do Observatório Português de Cuidados Paliativos (OPCP), e a estudante do Mestrado em Cuidados Paliativos e investigadora do OPCP, Carla Teves integram a Task-Force  para os Cuidados Paliativos nas Prisões da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

Esta TaskForce tem como objetivos compreender, em pelos menos 5 países, as condições de cuidados paliativos disponíveis nas prisões, assim como, desenvolver uma rede internacionais de profissionais interessados em cuidados paliativos para reclusos do maior numero de países europeus e de outros fora da Europa.

Este projeto encontra-se integrado nas atividades do Observatório Português de Cuidados Paliativos. Iniciou-se em Madrid em 2017 tendo atualmente evoluído para 80 membros de 19 países.

Toda a informação sobre o projeto, inclusive a componente relativa a Portugal, por parte do OPCP, aqui.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 13/10/2020

MLA (Modern Language Association) International Bibliography with Full Text

A EBSCO disponibiliza o acesso à MLA (Modern Language Association) International Bibliography with Full Text, para toda a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa, através de um trial que estará ativo pelo período de 6 meses, a partir de 01 de março de 2021.

Este recurso permite o acesso a uma extensa coleção de periódicos em texto completo com foco no estudo e ensino de linguagem, literatura, linguística, retórica, estudos de escrita, folclore, cinema, teatro entre outras artes dramáticas.

Acesso aos recursos:

MLA International Bibliography with Full Text

MLA Directory of Periodicals

Mais informações: ApresentaçãoBrochura

Categorias: Bibliotecas UCP

Terça, 02/03/2021

Sérgio Deodato: "Eutanásia: o medo que temos de morrer"

Os senhores deputados, na sua maioria, votaram a legalização da eutanásia. Se o texto aprovado na Assembleia da República for promulgado pelo Senhor Presidente da República, teremos lei. Contudo, o Senhor Presidente da República solicitou “apreciação preventiva da constitucionalidade de normas constantes” do texto aprovado pelo Parlamento.

A nós, cidadãos, compete discuti-la. A alguns de nós, profissionais da saúde – em particular médicos e enfermeiros –, cabe decidir sobre se aplicará a lei ou invocará objeção de consciência. Como sabemos, em saúde, decidir ajudar a nascer, ajudar a curar, ajudar a reabilitar, aliviar o sofrimento na morte, é muito diferente de deliberar sobre praticar o ato de matar. São realidades éticas completamente diferentes, que exigirá de cada um, uma profunda reflexão de ponderação entre o bem que pode considerar fazer a quem pede para morrer, e a sua consciência científica e ética de proteção da vida e alívio do sofrimento.

O texto aprovado no Parlamento coloca diversas questões que merecem discussão científica, ética e jurídica.

As três condições de saúde-doença em que a eutanásia é aceitável neste texto são as seguintes: “sofrimento intolerável”; “lesão definitiva de gravidade extrema” e “doença incurável e fatal”. Para as ciências da saúde, o sofrimento intolerável implica, habitualmente, dor intensa e perda de sentido da vida. A dor elimina-se com analgésicos, numa escalada farmacológica que pode ir até à anestesia. Não podemos confundir eventual falta de acesso a tratamento eficaz, com ausência científica dele. Hoje, em saúde, ter uma pessoa com dor é má prática profissional.

Quanto à perda de sentido da vida, constitui-se como diagnóstico das ciências da saúde. Para a Enfermagem é “angústia espiritual” e o plano terapêutico para a pessoa em causa leva a um encontro desse sentido de vida perdido. Em saúde, fazemos isto todos os dias. Mais uma vez, convém não confundir o não acesso ao cuidado, com ausência de resposta terapêutica ao sofrimento.

Ler artigo completo aqui.

Número especial na Revista Healthcare editado pela equipa do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

As Professoras Silvia Caldeira, Margarida Lourenço, Elisabete Nunes e Zaida Charepe são editoras convidadas de um número especial da revista Healthcare, da editora MDPI.

Esta revista é de acesso aberto, com fator de impacto 1,916 e indexada a bases de dados internacionais, incluindo a Scopus. A chamada de artigos está aberta até 31 de Janeiro de 2022. 

Pode consultar o número especial da revista aqui.

 

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 07/04/2021

Próximos eventos

Serviços presenciais nas Bibliotecas da UCP

Em alinhamento com a determinação de reposição dos serviços mínimos, estabelecidos pela Universidade para o período de 11 a 21 de maio de 2020, as Bibliotecas da UCP passam a assegurar um conjunto de serviços presenciais, sendo contudo obrigatório efetuar uma marcação prévia (preferencialmente por e-mail). No seguimento dos pedidos formulados, os utilizadores serão contactados com informações detalhadas sobre a forma como o serviço será prestado.

Consulte a oferta de serviços presenciais de cada Biblioteca, assim como os respetivos contactos através dos quais pode efetuar os seus pedidos e respetivos agendamentos:

 

Biblioteca de Lisboa

  • Empréstimo domiciliário;
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: emprestimo.biblioteca.lisboa@ucp.pt

Telefone: (+351) 214 269 772 ou 214 269 773

 

Biblioteca do Porto

  • Empréstimo domiciliário (incluindo o envio de obras por correio);
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt

Telefone: (+351) 226 196 241

 

Bibliotecas de Braga

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: biblioteca.ffcs@braga.ucp.pt (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais)

E-mail: biblioteca.facteo@braga.ucp.pt (Faculdade de Teologia) 

Telefone: (+351) 253 206 100

 

Biblioteca de Viseu

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: bjps@viseu.ucp.pt  

Telefone: (+351) 232 419 500 ou 232 419 520

 

Informa-se ainda que os restantes serviços de apoio à comunidade académica que têm vindo a ser assegurados, nomeadamente através de telefone e de plataformas on-line continuarão a ser prestados por essas vias.

Para mais informações recomenda-se a leitura do Plano de Reativação, que se encontra disponível e em atualização no Portal da Universidade Católica Portuguesa.

Categorias: Bibliotecas UCP

Sexta, 08/05/2020

Projeto Capacitar para Proteger estreia-se no Dia Internacional do Enfermeiro

O Projeto Capacitar para Proteger deu a sua primeira formação a 24 profissionais do Lar Santa Catarina de Labouré no Campo Grande.

A formação sobre procedimentos adequados para prevenir a transmissão de infeção em geral e a transmissão da infeção por coronavírus em particular, decorreu à distância, através da plataforma ZOOM, e foi transmitida para as ajudantes de ação direta que se encontravam no auditório da instituição, respeitando as devidas medidas de segurança.

Os formadores, estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem e professores, abordaram diversos temas, nomeadamente: Higienização das Mãos,  Equipamentos de Proteção Individual,  Ambiente de Trabalho e como Ser Profissional. As ajudantes de ação direta tiveram ainda oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas após a formação.

O Projeto “Capacitar para Proteger” já começou a ser divulgado pelas instituições parceiras.

Saiba mais sobre a formação aqui

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 12/05/2020

Nova comunidade na plataforma Zenodo agrega estudos relacionados com a COVID-19

Decorrente da pandemia COVID-19, foi criada na plataforma Zenodo uma comunidade (Coronavirus Disease Research Community - COVID-19) para apoiar a comunidade científica na partilha de resultados de investigação realizada neste contexto e que possam ser relevantes para todos os interessados.

Consulte aqui todos o recursos disponíveis.

Categorias: Bibliotecas UCP

Dom, 03/05/2020

Manuel Fontaine Campos: "Ensino do Direito em tempos de pandemia - algumas lições"

Os últimos meses de pandemia, por que todos temos passado, foram férteis em adversidades, mas também em oportunidades. Em particular no ensino superior, e como resultado da quarentena, tornou-se impossível a realização de atividades de ensino presencial, e bem assim de muitas atividades de investigação e de serviço à comunidade. Nalgumas universidades, as atividades de ensino foram, com mais ou menos rapidez, transpostas para plataformas online (Zoom, Microsoft Teams, Collaborate Ultra, etc.). É sobre essa experiência, ocorrida na Faculdade de Direito da Universidade Católica, no Porto, e sobre as lições que encerra para o futuro que pretendo aqui falar.

Tendo as aulas presenciais sido suspensas no dia 11 de março, foi com muito trabalho que se conseguiu, logo no dia 13 de março, retomar as aulas em formato online. Naturalmente, uma transposição tão rápida operou-se no pressuposto de que as aulas continuariam a ser lecionadas no mesmo horário e, na verdade, tanto quanto possibilitado pela tecnologia, no mesmo modelo das aulas presenciais. 

Ler artigo completo aqui.

Nota: Para consultar este artigo na íntegra deverá fazer log in no website do Jornal Público.

Maria de Fátima Ribeiro: "Os efeitos da separação entre um clube e a SAD que fundou"

Três perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns a respeito do regime jurídico das Sociedades Desportivas.

  1. Pode um clube vender a totalidade da sua participação na SAD que fundou? Não é obrigado a ter sempre 10 por cento?
    A Lei das Sociedades Desportivas (LSD) não responde directamente a essa questão, mas a resposta, à luz dos princípios gerais vigentes no nosso ordenamento jurídico e do próprio espírito das normas da LSD interpretadas só pode ser positiva: um clube pode validamente deixar de ser sócio da SAD que tenha constituído pela via da personalização jurídica da sua equipa desportiva, por vários meios, como a declaração da sua insolvência, a deliberação em assembleia geral da sua dissolução, ou a alienação voluntária das acções que nela detenha. Porém, a partir do momento em que a sua participação se torne inferior a 10%, o clube deixa de poder beneficiar do regime de tutela especial que, enquanto sócio dessa SAD, a LSD lhe conferia. Na prática, deixa de ser aplicável a essa SAD, nas relações com o clube, o regime especial previsto para as sociedades constituídas pela personalização jurídica da equipa desportiva.
  2. O que sucede a essa SAD? Mantém direito a competir? Mantém a ligação ao clube fundador ou passa a SAD de raiz?
    A SAD não perde, por essa razão, o direito a participar na competição em que está integrada (o direito a participar em competições foi imperativa e definitivamente transmitido pelo clube à sociedade no momento da constituição desta). E passa, a partir do momento em que a participação do clube fundador se torna inferior a 10% (e só a partir daí) a ser regida, no que respeita às relações com o clube, pelas regras que se aplicam a uma sociedade desportiva constituída de raiz - o mesmo é dizer, deixa de estar sujeita à aplicação das normas da LSD que se destinam à protecção do clube fundador de uma sociedade desportiva constituída pela personalização jurídica da sua equipa.

Ler artigo completo aqui.

Instituto de Ciências da Saúde avalia planos de sessões de Educação para a Saúde

No âmbito da unidade curricular de Pedagogia da Saúde da Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), os estudantes, do 1.º Ano e 2.º Semestre realizaram planos de sessões de Educação para a Saúde para avaliação desta unidade curricular.

O ICS destacou dois trabalhos cuja população-alvo varia entre, a população adulta em confinamento devido à pandemia Covid-19, num primeiro exemplo, e crianças em idade escolar (8-10 anos), num segundo.

Veja aqui os vídeos das estudantes destacadas.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 24/06/2020

Biblioteca com Vida: webinar sobre o Holocausto

Dando continuidade às iniciativas do programa Biblioteca com Vida (Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais), decorrerá na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, pelas 16:00 horas, uma sessão pública, aberta a toda a comunidade académica, sobre o Holocausto.

Esta atividade, que conta com a participação de Alexandra Esteves (História), Daniela Monteiro (Serviço Social) e das alunas de Turismo, Daniela Carvalho e Marta Ferraz, visa, essencialmente, promover um diálogo cruzado com base nas leituras e perspetivas que a temática do Holocausto suscita em três áreas: uma, mais tradicional, da História, que procura contextualizar este acontecimento; a do Turismo, através da realização de duas visitas virtuais a dois espaços associados à II Guerra Mundial (o campo de concentração de Auschwitz e a Casa de Anne Frank, em Amesterdão); e a do Serviço Social, tomando o exemplo de Irena Sendler, assistente social polaca, que salvou a vida a 2500 crianças judias.  

Com este webinar pretende-se trazer para o tempo presente e promover a reflexão sobre um acontecimento que, apesar de pertencer ao passado, ainda que não muito longínquo, tem resistido ao desgaste do tempo e perdura na memória daqueles que o experienciaram e daqueles que, por variadas razões, não querem esquecer um dos episódios mais negros da história da humanidade. 

Para aceder à sessão, clique aqui.

Categorias: Bibliotecas UCP

Terça, 30/06/2020