Aceder a recursos de informação subscritos

A forma de aceder aos recursos de informação subscritos faz-se com base na autenticação dos utilizadores com recurso às suas credenciais do Office 365 (xxx@ucp.pt).

Este acesso é universal, dentro e do fora dos campi, independentemente do centro regional, dispensando qualquer configuração adicional nos dispositivos utilizados.

Infograma_1_OpenAthens

Aceda sempre que possível aos recursos com base endereços disponibilizados no Portal das Bibliotecas.

Caso não aceda através dos endereços disponibilizados pelas Bibliotecas, deverá procurar na página de cada editor a forma de se autenticar com base na instituição.

Cenários possíveis:

a) Se já se encontrar autenticado com a sua conta do Office 365, o acesso aos recursos pode ser imediato;

b) Caso ainda não esteja autenticado deverá fazê-lo, quando lhe for solicitado, com as suas credenciais do Office 365;

c) Se ao aceder ao recurso for redirecionado para uma caixa de autenticação prossiga com base na instituição, pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

Inicie as suas pesquisas e em caso de dúvida, contacte as Bibliotecas da UCP através do email pesquisa.bibliotecas@ucp.pt.

O acesso aos recursos de informação faz-se, privilegiadamente, através dos endereços disponibilizados no Portal das Bibliotecas da UCP, sendo os utilizadores redirecionados para a página de autenticação do Office 365 (xxx@ucp.pt) de forma prévia à consulta dos conteúdos em cada plataforma, caso ainda não se encontrem autenticados.

No caso de alguns editores, os utilizadores poderão ser confrontados com uma página intermédia, sendo apresentada uma caixa genérica do OpenAthens (federação da qual a UCP faz parte), na qual devem recorrer à autenticação institucional pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

Pode ainda, caso aceda diretamente à página de cada editor ou fornecedor de conteúdos (não recorrendo aos endereços disponibilizados no Portal das Bibliotecas), localizar a opção de autenticação com base na instituição, pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

Qualquer esclarecimento ou apoio no acesso aos recursos de informação pode ser solicitado presencialmente nas Bibliotecas dos diferentes campi ou através do endereço pesquisa.bibliotecas@ucp.pt.

Para dúvidas relacionadas com as credenciais do Office 365 atribuídas pela UCP, os utilizadores deverão contactar os Serviços de Informática através do endereço helpdesk@ucp.pt.