Bibliotecas e outros recursos

Bibliotecas
 

A Universidade Católica Portuguesa dispõe em todos os seus Centros Regionais de bibliotecas universitárias.

 

Todas funcionam em regime de livre acesso, disponibilizam catálogos integralmente informatizados, acessíveis online, monografias e publicações periódicas (em papel, e muitas delas em versão eletrónica) e outros recursos eletrónicos diversos.

 

Além do serviço genérico da leitura/consulta presencial ou remota, disponibilizam também diversos serviços:

  • Empréstimo domiciliário e interbibliotecário;
  • Acesso à B-On, Repositório Institucional e diversas bases de dados;
  • Acesso à Internet, com possibilidade de imprimir os resultados das pesquisas efetuadas;
  • Serviços de fotocópias e impressão, em regime self-service;
  • Gabinetes de leitura, para investigação e trabalhos de grupo.

Em Lisboa existe uma biblioteca central, a BUJPII - Biblioteca Universitária João Paulo II, que disponibiliza cerca 309.000 títulos monográficos (cerca de 365.000 volumes) e cerca de 7.950 documentos em formato digital (dos quais cerca de 4.000 são teses e dissertações), essencialmente nas áreas da Teologia, do Direito, da Economia e Ciências Empresariais, da História e da Literatura e Ciências Sociais em geral, bem como uma secção especializada em Ciências da Saúde / Enfermagem  e cerca de 5.560 títulos de revistas (dos quais cerca de 1.600 vivos, e 80 em versão digital) e 14 bases de dados, além dos que são acessíveis através da B-On).

A Biblioteca do Centro Regional do Porto,  presente no campus da Foz e  no campus da Asprela, integram na sua coleção bibliográfica cerca de 70,000 publicações e cerca de 1,375 revistas científicas e académicas,  que se distribuem essencialmente pelas áreas da Biotecnologia, Ciências da Saúde, Direito, Economia e Gestão, Teologia, Filosofia Psicologia, Educação, Bioética, Artes, Som e Imagem, Música e Literatura, entre outras.

No quadro da sua Política de Gestão e Desenvolvimento de Coleções, a Biblioteca privilegia, pois, o suporte eletrónico. Assim, neste âmbito, a Biblioteca disponibiliza já cerca de 140,000 e-journals e e-books, em resultado da subscrição de diversos recursos electrónicos e bases de dados.

Na sua coleção bibliográfica, a Biblioteca agrega ainda os acervos documentais do Centro de Documentação Europeia, do filósofo Leonardo Coimbra, do Maestro Manuel Ivo Cruz e do Professor Manuel Braga da Cruz. Possui ainda uma coleção especial de todas as obras de Guerra Junqueiro.

No Centro Regional de Braga existem também duas Bibliotecas:

O Centro Regional das Beiras dispõe, em Viseu, na Biblioteca D. José Pedro da Silva, cerca de 35.100 títulos monográficos, 890 títulos de revistas (dos quais 150 vivos).

Nos Centros Regionais de Lisboa e Porto (Foz) funcionam ainda Centros de Documentação Europeia, que disponibilizam documentação produzida pela União Europeia, e acesso às bases de dados comunitárias.

Acesso B-ON

A B-ON - Biblioteca do Conhecimento online, é uma base de dados nacional de revistas científicas internacionais, resultado de um consórcio promovido pela UMIC e MCTES, e tecnicamente gerido pela FCCN; disponibiliza títulos de periódicos, acessíveis online, em regime de pesquisa simultânea, muitos deles (conforme política das várias editoras) em regime de texto integral e com possibilidade de download.

Estúdios e laboratórios de estudo e investigação

Para os cursos das áreas de ciências e tecnologias existem laboratórios de estudo e investigação, sendo de salientar, na Escola Superior de Biotecnologia (Porto), os laboratórios destinados ao estudo da Engenharia de Bioprocessos e Biopolímeros, Controlo e Otimização de Processos Alimentares, Microbiologia Fundamental e Aplicada, e Estudos Ambientais.

Os estudantes da Escola das Artes, no Porto, dispõem de um conjunto de equipamentos e instalações como meios de apoio tais como: órgãos de tubos, cravos, pianos; um estúdio de televisão, uma "régie" de som, imagem e iluminação; unidades de edição, montagem e pós-produção vídeo; ilhas de montagem para locução, produção e tratamento do som e ainda salas de visionamento de vídeo e de DVD.

Os alunos de Comunicação Social em Lisboa beneficiam do apoio de um estúdio de rádio, um estúdio de televisão, uma sala multimédia e um laboratório de fotografia.

Em Viseu, o curso de medicina dentária inaugurou em finais de 2001 uma moderna clínica dotada de equipamentos que lhe permitem pôr em prática um novo conceito de ensino interativo e flexível denominado HEINET (Human Education Interactive NETwork), inteiramente baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além do apoio informático prestado pelos Serviços Informáticos, os estudantes dispõem de salas de computadores em livre utilização.

Campus Virtual

A Universidade Católica Portuguesa está integrada num grande projeto nacional de Universidade eletrónica, a e-U, que tem vindo a permitir a criação de serviços universitários online, a produção e partilha de conteúdos académicos, o acesso à Internet (e Intranet) fora e dentro da universidade, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Deste modo, os campus estão cobertos por uma rede Wi-Fi e os estudantes podem aceder, com o seu portátil, à internet e aos serviços online em todos os locais da UCP.

Existem, contudo, locais preferenciais de trabalho especialmente preparados para o uso da rede. Aí o utilizador da Universidade encontra cadeiras, mesas e tomadas elétricas, assim como impressoras disponíveis.