Centros de Investigação

Empenhada em desenvolver um programa de investigação biomédica internacionalmente competitivo, a Universidade Católica Portuguesa criou um novo Centro de Investigação Biomédica (Católica BioMed) da Faculdade de Medicina.

O centro irá promover a qualidade nos cuidados da saúde através da investigação biomédica, estudando a biologia da saúde e das doenças, incluindo cancro, diabetes, doenças cardiovasculares e processos neurodegenerativos. Pretende fomentar uma cultura de investigação básica, pautada por exigentes critérios científicos, promovendo a integração da investigação básica e translacional, com o ensino médico, a atividade assistencial, a divulgação científica e com a atividade cultural em geral.

Como parte integrante da Faculdade de Medicina, o Católica BioMed potenciará as sinergias entre a Faculdade e os seus parceiros clínicos, proporcionando uma plataforma de ciência básica que será transversal tanto ao ensino como na investigação translacional fomentada pela clínica.

Integrado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), e coordenado pelo Diretor Adjunto do mesmo Professor Doutor Paulo Bettencourt, o grupo está em franca expansão, sendo atualmente composto por 13 Investigadores Integrados e 18 Investigadores Colaboradores, pertencentes a áreas diversas desde oncologia, gastroenterologia, até psiquiatria, imunologia, cardiologia, entre outras.

Para apoiar as atividades desta plataforma em crescimento, a CatólicaMed expandiu os seus laboratórios no novo edifício da Faculdade de Medicina do campus de Sintra da UCP, ocupando uma área total de 891m2, incluindo 18 gabinetes para colaboradores, e salas de estudo para estudantes de pós-graduação com uma área de 271m2, e laboratórios com uma área de 620m2. A nova área laboratorial tem uma capacidade estimada de 175 investigadores, docentes, colaboradores e estudantes.

A Faculdade de Medicina passou a integrar, desde 15 de julho, a Collaboration for Tuberculosis Vaccine Discovery (CTVD). Trata-se da maior plataforma mundial de cientistas, que se dedicam ao desenvolvimento de novas vacinas contra a tuberculose. Financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation, este grupo de trabalho procura melhorar a única vacina contra a tuberculose - BCG.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) é uma unidade de Investigação em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e está presente em três Centros Regionais (Lisboa, Porto e Viseu). A sua investigação interdisciplinar aborda a questão científica sob perspetivas distintas, preocupando-se com:

1.      A natureza dos processos, da molécula à mente;

2.      O percurso de vida, estudando os mecanismos para a aprendizagem e a plasticidade neuronal na infância, as alterações associadas ao envelhecimento e as necessidades diferenciadas de cuidado no fim de vida, nomeadamente cuidados paliativos;

3.      A relação do ser humano com o mundo, palco para os estudos da linguagem e comunicação nas suas múltiplas formas, ou o estudo da cognição;

4.      A perspetiva de Saúde global envolvendo os mecanismos de resposta na saúde, doença e na resolução desta.

A educação e motivação do paciente são uma preocupação fundamental a que o CIIS dá atenção especial, criando soluções e estratégias para envolver e dar poder aos indivíduos e comunidades vulneráveis, no que diz respeito aos processos de saúde, doença e recuperação.

O CIIS visa contribuir para o desenvolvimento da Medicina de Precisão e Biomarcadores, bem como para criar soluções em Saúde Digital, alinhando-se assim com o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, bem com as Estratégias de Especialização Inteligentes nacional e regionais.

No exercício de avaliação dos centros de I&D pela FCT, em 2017/18, o CIIS foi avaliado com Muito Bom.

A produção científica cresceu significativamente e o número de candidaturas a financiamento nacional e internacional aumentaram também durante o ano passado, destacando aqui o projeto “Corpus & Avatar da Língua Gestual Portuguesa” (Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017), com financiamento da FCT de 240.000,00€ por 3 anos.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde tem por objetivo contribuir com soluções para uma abordagem à Saúde em 4Ps: Preditiva, Preventiva, Personalizada e Participativa.

Na área de investigação, o Hospital da Luz Learning Health:

·        Desenvolve, promove e apoia a investigação desenvolvida no grupo Luz Saúde;

·        Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos seus clientes.

Desta forma, desenvolve atividades nas áreas:

·        Da medicina de prevenção;

·        Dos métodos de diagnóstico precoce e biomarcadores;

·        Da medicina personalizada;

·        Da investigação de outcomes.

Todas estas temáticas são suportadas por métodos de analítica avançada e de engenharia de fatores humanos, permitindo maximizar o valor para os doentes.