"ODS: Os Grandes Desafios da Humanidade" é uma iniciativa inovadora que a Universidade Católica Portuguesa (UCP) lançou em 2022, no âmbito do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2025, para uma consciência partilhada e coletiva destes desafios comuns e globais. O seu objetivo é introduzir cursos dedicados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos currículos académicos de licenciatura e mestrado, reforçando o compromisso da UCP em prosseguir uma agenda educacional alinhada com os compromissos de Impacto Académico das Nações Unidas e os Princípios para a Educação em Gestão Responsável.
“Cadeira ODS 13 – Os grandes desafios da Humanidade” – Ação Climática
A cadeira ODS 13 é lecionada online, em língua portuguesa, por cinco professores de diferentes faculdades da Universidade Católica. Confere 3 ECTS num total de 18 horas divididas por 6 sessões.
“Cadeira ODS 14” – Proteger a Vida Marinha
A cadeira ODS 14 é lecionada em inglês num total de 10 sessões, conferindo 5 ECTS.
“Cadeira ODS 16” – Paz, Justiça e Instituições Eficazes”
A cadeira ODS 16 é lecionada online e em inglês, e discute temas como o papel das empresas na redução da corrupção, como assegurar medidas inclusivas, o que são instituições eficazes, entre outros. Confere 3 ECTS num total de 18 horas divididas por 6 sessões.
Na sua lecionação estão envolvidas 4 unidades académicas: a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, o Instituto de Estudos Políticos, a Escola do Porto da Faculdade de Direito e a Católica Porto Business School.
"Os cursos proporcionam aos estudantes uma abordagem integrada e holística dos desafios enfrentados pelas diferentes dimensões da vida humana utilizando a linguagem universal dos SDGs. Permite-lhes ter uma compreensão clara do apelo urgente à acção em prol da humanidade."
"Esta iniciativa faz parte da missão da Universidade e reforça o compromisso para com a Agenda 2030. Inovação e responsabilidade social estão ao serviço da comunidade num projeto que reúne o conhecimento de onze escolas e o envolvimento de dezassete professores até à data."