Para quem pretende saber ainda mais...

Guimarães vai ser a Capital Verde Europeia 2026 e Águeda foi distinguida com o prémio Folha Verde Europeia 2026

Reconhecimento de cidades portuguesas que lideram em termos de gestão ambiental, participação comunitária e inovação em sustentabilidade. Estas distinções foram atribuídas pela Comissão Europeia no âmbito dos seus prémios para cidades que se destacam em sustentabilidade ambiental. Guimarães conseguiu integrar de modo exemplar a sustentabilidade em diversos domínios, e Águeda conseguiu o prémio para cidades de menor dimensão, servindo de inspiração para outras cidades e regiões.

Dica: Se tiver interesse em visitar ou conhecer projetos urbanos sustentáveis, Guimarães é um bom exemplo para observar como se implementam estratégias verdes ao nível municipal.

14 universidades e 20 politécnicos públicos já incorporam metas de sustentabilidade ambiental, social e institucional nos seus planos de desenvolvimento.

Mais detalhes

Nos Times Higher Education Impact Rankings 2025, várias universidades europeias estão entre as 20 melhores do mundo pelo seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mais detalhes

Iniciativas municipais incentivam proprietários rurais a restaurar ecossistemas e espécies nativas, promovendo resiliência climática e envolvimento comunitário.

Mais detalhes

O Tratado Global dos Oceanos está prestes a entrar em vigor após novas ratificações — um avanço para a biodiversidade marinha e o investimento azul.

Mais detalhes

Novos materiais biodegradáveis feitos de resíduos de vinha e culturas agrícolas prometem reduzir o impacto ambiental da indústria das embalagens.

Mais detalhes

Empresas como a Portugal Green Walks estão a liderar um modelo de turismo sustentável que une cultura, natureza e impacto social positivo.

Mais detalhes