News

Adeptos preferem marcas que patrocinam o seu clube mesmo que não gostem do sabor

Um estudo da Universidade Católica revela que os adeptos estão dispostos a comprar bebidas que patrocinam a sua equipa, mesmo que não gostem do sabor. "Mesmo que não apreciemos uma bebida patrocinadora do nosso clube, estamos mais predispostos para a comprar e, por mais dinheiro", revela a investigadora principal.

A investigadora Ana Maria Abreu, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, desenvolveu um novo estudo que visou aferir a forma como os adeptos aderem e consomem as bebidas que patrocinam os seus clubes de eleição.

"O nosso estudo enfatiza a influência esmagadora da marca nas decisões de consumo, pesando muito mais do que a própria qualidade da bebida", refere a investigadora da UCP, confirmando a ideia da grande influência do futebol na vida dos seus fãs.

Ler artigo completo aqui.

Projeto português promete pôr paraplégicos a andar (e a sentir o chão)

Um conjunto de investigadores está a dar passos importantes no futuro da neuroreabilitação.

Miguel Pais-Vieira e Carla Pais-Vieira, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, está a desenvolver um projeto pioneiro com Mehrab Khazraei e André Perrota, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR): um par de pernas robóticas que podem ser controladas diretamente pela atividade cerebral do utilizador.

A técnica é complementada com realidade virtual e feedback tátil e térmico.

Ler artigo completo aqui.

Open Seminar: Challenges of Social Economy Organizations

Friday, April 01, 2022 - 16:30 - Friday, April 01, 2022 - 17:30

Online

The Seminar "Challenges for Social Economy Organizations", to be held on April 1, is part of the Post-Graduation in Management of Social Economy Organizations 2021/22 - 10th edition, promoted by ATES - Área Transversal de Economia Social of the Porto Regional Centre, of the Universidade Católica Portuguesa, and is open to all interested parties who want to discuss some of the challenges faced by social economy organizations.

Admission is free, but registration is required here

16h30 | Opening

• Communication challenge, with Carolina Tomaz and Mariana Rodrigues
  • Challenge of Community Management, with Diogo Mendes

Break

• Environmental Sustainability Challenge, with Inês Besugo
  • Fundraising challenge, with João Mesquita

19h45 | Closing

Categorias: Católica Área Transversal de Economia Social Events

IV Meeting on the Morphosyntax of LGP and other sign languages

Friday, November 17, 2023 - 09:00 - Friday, November 17, 2023 - 18:00

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

The Faculty of Health Sciences and Nursing, the Centre for Interdisciplinary Research in Health of the Universidade Católica Portuguesa (UCP), the Linguistics Centre of the Universidade do Porto (CLUP), the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE/IPP) are organising the IV Meeting on the Morphosyntax of LGP and other sign languages (LGPMSyntax-2023).

The meeting will be held in Porto on 16 and 17 November 2023, at the Faculty of Arts of the University of Porto and the School of Education of the Polytechnic of Porto.

Guest speakers:

• Beppie van den Bogaerde (University of Amsterdam / Hogeschool Utrecht)
  • Josep Quer (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona)
  • Sandra Nascimento (Universidade de Brasília)

The languages of the meeting will be English, Portuguese and LGP.

It is the Organising Committee's intention to have translators-interpreters from Portuguese and English into LGP and vice versa.

MORE  INFORMATION

Categorias: Faculty of Health Sciences and Nursing Centre for Interdisciplinary Research in Health Events

Primeiros testes à Covid-19 com amostras de saliva arrancaram em Viseu

Os primeiros testes à Covid-19 com amostras de saliva arrancaram em Viseu. Os trabalhadores da Câmara Municipal começaram a testar esta tecnologia desenvolvida pelo Centro de Investigação em Saúde da Universidade Católica.

Veja aqui a peça.

Projeto MAIEC

Pedro Melo, docente no Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, foi o convidado do programa 90 Segundos de Ciência, da Antena 1, no dia 3 de fevereiro de 2023.

Pode ouvir o comentário de Pedro Melo, aqui.

Meetings by NICE_Lab

Friday, March 01, 2024 - 15:00 - Friday, March 01, 2024 - 16:00

Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem | UCP | Lisboa - Sede

The NICE_Lab (Neuroscience for Innovation, Communication and Education_Lab), part of the Translational Neuroscience Platform of the Centre for Interdisciplinary Health Research (CIIS), is organising a "Meetings by NICE_Lab" on 1 March at 15h00.

This event, on the theme of "Research with explicit placebos in the treatment of chronic low back pain", will be attended by Cláudia Carvalho, guest of Rita Canaipa.

REGISTRATION | MORE INFORMATION

NiceLab_ClaudiaCarvalho_universidadeCatólicaPortuguesa