Entre os 18 e os 34 anos a cultura consome-se em streaming, já os livros, jornais e teatro ficam em segundo plano

O consumo cultural via plataformas de streaming, como a Netflix, HBO ou Disney+ e Spotify, é absolutamente dominante na faixa etária entre os 18 e os 34 anos. Cerca de 95% dos jovens inquiridos num estudo realizado pela Católica Lisbon Business and Economics sobre a forma como consomem cultura e a frequência com que o fazem indicaram ter usado plataformas digitais para ouvir música e ver filmes e séries no último ano. E três em cada quatro fizeram-no para ouvir podcasts. Uma percentagem igualmente elevada (85%), mas inferior à dos que veem filmes online, diz ter ido ao cinema pelo menos uma vez no último ano.

Foram esta as categorias de cultura mais frequentes e identificadas no estudo “Consumo de Cultura pelos Jovens Portugueses”, realizado através de um inquérito online a uma amostra final de quase mil participantes residentes em Portugal, entre os 18 e os 34 anos, e a pedido do BNP Paribas.

Nota: Este conteúdo é exclusivo dos assinantes do Expresso de 14 de maio de 2024.