Voluntariado na Católica: estudantes assumem compromisso com a comunidade
Cerca de 200 estudantes da Católica assumiram o compromisso com o voluntariado regular para o ano letivo 25/26. A já habitual Cerimónia de Compromisso da CAtólica SOlidária (CASO) é um dos momentos mais significativos do ano letivo, porque marca o início formal do percurso dos voluntários. Sob o tema “Educar na Esperança, formar para a vida”, a sessão destacou que o voluntariado é muito mais do que uma atividade extracurricular, é uma expressão viva da esperança e um compromisso com um mundo mais justo e fraterno.
Os cerca de 200 novos voluntários vão estar distribuídos por 37 instituições da cidade, um sinal claro do envolvimento da comunidade académica na construção de pontes de solidariedade.
A cerimónia, que decorreu a 19 de novembro, contou com as palavras de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Católica, que sublinhou que cada gesto de serviço é uma semente lançada para um futuro melhor. Seguiram-se, também, três testemunhos inspiradores de antigos voluntários: Benedita Gonçalves, Catarina Almeida e José Veiga.
Foram também anunciadas pela CASO duas iniciativas: um concurso de fotografia para voluntários, com exposição no Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro); um desafio de Natal: preparar cabazes solidários para sete instituições parceiras, levando esperança a quem mais precisa.
A cada voluntário que realizou o compromisso foi entregue a Esperancitina, uma caixa especial que imita um medicamento e traz consigo uma bula inspiradora.
O que é a Esperancitina?
Segundo a “bula”, cada dose contém Solidariedade concentrada (30%), Empatia pura (25%), Escuta ativa (15%), Alegria no serviço (15%) e Perseverança e compromisso (15%). É indicada para tratar indiferença social, apatia cívica e falta de sentido, com efeitos secundários altamente desejáveis: sorrisos espontâneos, sensação de propósito, gratidão intensificada e criação de laços duradouros. A posologia é simples: uma dose diária ou sempre que faltar motivação, com duração ilimitada. E, como diz a bula, “os efeitos são potencializados quando partilhados em grupo”.
A Esperancitina não é apenas um símbolo, mas, também, um convite para que cada voluntário viva a esperança todos os dias, com alegria e compromisso.