Universidade Católica profunda debate sobre Internacionalização Responsável em evento de formação internacional
A Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto, promoveu um evento internacional de formação de Staff sob o mote de “Responsible Internationalization: Finding the Balance Between Social Responsibility and National Security”.
A Staff Training Week serviu como uma plataforma dinâmica para discutir um dos temas mais relevantes no ensino superior atualmente: como as universidades podem avançar na cooperação global considerando ao mesmo tempo as exigências regulatórias e éticas decorrentes da redefinição do conceito de internacionalização responsável.
Num mundo em que as instituições são cada vez mais chamadas a serem globalmente interligadas e responsáveis nacionalmente, os mais de 20 participantes de diferentes Universidades europeias exploraram os desafios e oportunidades de promover a inclusão, a liberdade académica e a colaboração na investigação, garantindo, ao mesmo tempo, o cumprimento das regulamentações de segurança nacionais e internacionais.
“A Staff Training Week foi uma experiência extremamente valiosa a nível de aprendizagem, mas também de reforço das relações institucionais e de compromisso com a internacionalização responsável. A internacionalização responsável não é uma escolha entre abertura global e segurança nacional, mas é a arte de construir pontes que transformam sociedades, preservando ao mesmo tempo os seus alicerces”, refere Magda Ferro, head do International Office da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Neste âmbito, o evento, que decorreu de 12 a 15 de maio, incluiu diversas sessões interativas, nomeadamente:
“Changes in the global landscape: Geopolitics and Geoeconomics” – uma análise aprofundada de como as mudanças políticas globais estão a influenciar o Ensino Superior e as parcerias internacionais, apresentada por André Azevedo Alves, professor catedrático do Instituto de Estudos Políticos.
“Internationalization in HEI's – Continuing and New Trends” – um debate sobre as tendências, desafios e possíveis soluções num mundo em constante mudança, conduzido por Magda Ferro, head do International Office da Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto.
“The impact of international students in the local community: A real experience” – discussões dinâmicas e estudos de caso sobre como os estudantes internacionais enriquecem as comunidades que os acolhem e promovem o intercâmbio cultural, apresentados por Rui Barros, alumnus da Católica Porto Business School.
“Challenges for Global Education: How Disinformation and Language Control Shape People’s Perceptions of the World” – um olhar crítico sobre como a desinformação e o controlo da linguagem moldam a perceção das pessoas sobre o mundo e afetam a colaboração internacional, por Nelson Ribeiro, Vice-Reitor para a Transformação, Colaboração e Assuntos Internacionais da Universidade Católica Portuguesa.