Universidade Católica adere à Rede Igreja + Segura
A Universidade Católica Portuguesa formalizou, no passado dia 16 de fevereiro, a sua adesão à Rede Igreja + Segura, através da assinatura da respetiva Carta de Compromisso, numa sessão realizada em Lisboa. Esta iniciativa, promovida pelo Grupo VITA, visa promover ambientes verdadeiramente seguros, transparentes e responsáveis em entidades do contexto da Igreja Católica em Portugal que trabalham com crianças, jovens e pessoas vulneráveis.
A adesão à Rede corresponde à Fase 1 do percurso Igreja + Segura, assumindo publicamente princípios e medidas essenciais de prevenção, escuta, transparência e apoio. Numa segunda fase, as instituições podem avançar para um processo de auditoria independente, que sustenta a atribuição do Selo Protetor Igreja + Segura, com diferentes níveis de reconhecimento.
Além da Universidade Católica, também a Fundação Santa Rafaela Maria, o Instituto S. João de Deus, a Paróquia de Santa Isabel, a Catequese do Patriarcado de Lisboa e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, assinaram esta carta sublinhando a dimensão colaborativa e em rede desta iniciativa.
Na cerimónia estiveram presentes o Vice-Reitor José Manuel Pereira de Almeida, a Administradora Helena Brissos de Almeida, a Diretora de Responsabilidade Social Rita Paiva e Pona e a Diretora do Gabinete de Reitoria Rita Seabra Brito.
Esta adesão vem reforçar o caminho que a Universidade Católica já tem vindo a percorrer desde 2019, quando assumiu um compromisso formal de proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, assente numa política de tolerância zero no que respeita a maus-tratos e abusos.
Ao integrar a Rede Igreja + Segura, a Universidade reafirma a sua responsabilidade na promoção de uma cultura de cuidado e bom trato, fortalecendo práticas de prevenção e de apoio, contribuindo para ambientes de confiança e proteção.
Categorias: Responsabilidade Social Sustentabilidade
Quarta, 18/02/2026
ODS 16
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Saber mais
ODS 17
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Saber Mais
