Universidade Católica acolhe os novos estudantes de Licenciatura e celebra o arranque do ano académico 25/26

Está dado o pontapé de saída para o ano académico 2025/2026 e, como já é habitual, a Universidade Católica Portuguesa, no Campus do Porto, recebeu os seus novos estudantes com grande entusiasmo e energia.

Afinal, cada novo ano académico abre um mundo de possibilidades e de sonhos para concretizar. Como destacou Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP, “Aproveitem tudo o que a Universidade tem para vos oferecer!”

A Pró-Reitora desafiou os novos estudantes a imaginarem o começo da sua vida académica “como o começo do cultivo de um jardim do conhecimento.” “Cada um traz consigo um terreno único, fértil de potencial, pronto para ser semeado com ideias, questionamentos, descobertas e paixões. A Universidade oferece-vos agora o ambiente certo: o solo enriquecido pela partilha, o sol da inspiração, a água da curiosidade e o tempo necessário para que tudo possa crescer…”, explicou.

Foi no Auditório Ilídio Pinho que todos os novos estudantes de licenciatura se reuniram para a habitual sessão de acolhimento, juntamente com muitos amigos e família.

Durante o discurso proferido na sessão de acolhimento, Isabel Braga da Cruz lembrou que “temos cerca de 5.000 alunos a frequentar em cursos conferentes de grau, e se considerarmos as Formações Executivas e Pós-Graduações, são cerca de 7.500 os estudantes que circulam pelo campus do Porto. Temos uma dimensão com expressão, o que nos permite ter um campus dinâmico, de proximidade e fortemente acolhedor. Graças ao crescente prestígio internacional da Universidade, o número de alunos internacionais tem vindo a crescer, 12% dos novos estudantes são internacionais de 40 nacionalidades distintas.”

 

“Vivam a Universidade em pleno!”

Marta Henriques Pereira, alumna da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa e com uma carreira internacional de mais de 20 anos em diplomacia, governação, desenvolvimento, paz e segurança, partilhou o seu testemunho com os novos estudantes de licenciatura. “Foi na Católica que percebi que tenho de confiar em mim. Arrojo é uma palavra que descreve aquilo que esta Universidade me ensinou. Este arrojo e esta confiança que ganhei vão muito para além dos conhecimentos técnicos”. A alumna terminou a sua intervenção com um apelo para todos os novos estudantes: “Vivam a Universidade em pleno!”.

Este evento de acolhimento, que decorreu 4 de setembro e que marca o arranque do ano académico 25/26, juntou estudantes de todas as licenciaturas da Universidade Católica no Porto – Economia, Gestão, Direito, Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, Psicologia, Enfermagem, Ciências Religiosas, Teologia, Ciências da Nutrição, Microbiologia, Bioengenharia, Som e Imagem, Cinema e Conservação e Restauro – e teve como principal objetivo promover o encontro e a integração dos estudantes. Durante a sessão, também, foram atribuídos bolsas e prémios de mérito das faculdades e de diversas instituições parceiras, bem como entregues os diplomas “Voluntário SER +” aos estudantes que se destacaram no seu compromisso com a CAtólica SOlidária (CASO).

A sessão contou com a presença das direções das 7 faculdades da Universidade Católica, Campus do Porto, bem como dos representantes das Associações de Estudantes, da Federação Académica do Porto e das Associações Alumni, aos quais se juntaram, também, docentes, colaboradores e parceiros.

No Porto, o campus enche-se de vida com encontros e muitas atividades. As faculdades recebem os novos estudantes de braços abertos, proporcionando muitos programas e experiências de integração, onde cada estudante tem a oportunidade de conhecer colegas, professores e toda a comunidade académica. Porque as boas memórias criam-se logo desde o primeiro dia. Bom ano académico!

Categorias: Centro Regional do Porto

Seg, 08/09/2025