Sustentabilidade e ensino superior em debate na 13.ª Conferência FORGES na Católica
Como podem as instituições de ensino superior contribuir para um mundo mais sustentável e igualitário? Como podem os países de língua portuguesa unir-se na definição de uma estratégia para o ensino superior? Estes foram alguns dos principais temas em debate na 13.ª Conferência FORGES, acolhida pela a Universidade Católica Portuguesa, de 22 a 24 de novembro.
Na sessão de abertura, a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, destacou a importância das instituições de ensino superior para o desenvolvimento e a projeção dos países, referindo que “são responsáveis pelo futuro de cada país e parceiras na construção do futuro”.
Já o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, descreveu o papel da cooperação entre as instituições de ensino superior e as suas comunidades académicas como uma “dimensão essencial da lusofonia”. Acrescentou ainda que “a língua portuguesa se traduz num espaço de afinidade cultural, de solidariedade, de estreitamento de relações institucionais e humanas que devem ser potenciadoras do desenvolvimento de todas as dimensões do ensino superior.”
Sobre os desafios que as instituições enfrentam, o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, assumiu que as universidades devem “continuar a dar oportunidades e a ser o grande instrumento de mobilidade social e desenvolvimento pessoal das sociedades, sem reproduzir nem amplificar desigualdades, mas contribuindo para reduzi-las”.
Iniciando uma reflexão em torno da sustentabilidade, Peter Hanenberg, Vice-Reitor da UCP, assinalou três grandes desafios da humanidade: “o grito dos pobres, o grito da Terra e o grito pela paz”, dizendo que “ouvimos estes gritos também em Língua Portuguesa” e que “as comunidades precisam de ser ouvidas”.
Também Margarida Mano, Presidente do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa (FORGES), e Vice-Reitora da UCP, assinalou a abertura desta 13.ª Conferência como “um momento de celebração da esperança no futuro”, acrescentando que “a FORGES se orgulha de ser uma rede aberta, concretizadora, onde passado, presente e futuro se aliam num desafio permanente”.
Nesta cerimónia, foi ainda lançada a Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Esta rede junta 35 universidades num compromisso institucional para a promoção da ética para a sustentabilidade, através de parcerias, transferência de tecnologia e disseminação do conhecimento.
Marcelo Bizerril, um dos responsáveis por esta iniciativa, afirmou, sobre a importância desta rede: “A causa da sustentabilidade é a grande causa da humanidade neste século”.
A 13.ª Conferência FORGES, promoveu, ao longo de três dias, várias mesas-redondas, palestras e formações dedicadas ao tema “As Instituições de Ensino Superior e os grandes desafios da humanidade no espaço da Língua Portuguesa: Estratégias para uma Gestão orientada pelos ODS”.
Categorias: A Católica
Sexta, 24/11/2023



ODS 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Saber Mais


ODS 17
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Saber Mais