SACRU apresenta novo livro sobre Inteligência Artificial com contributos de 16 investigadores

A Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU, ou Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação, em português) e a Fondazione Centesimus Annus Pro Pontifice lançaram um livro sobre Inteligência Artificial (IA), reunindo contributos de 16 investigadores associados a dez universidades e duas outras instituições, localizadas em nove países. William Hasselberger, professor no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, é um dos co-autores.

Intitulado “Artificial Intelligence and Care of Our Common Home: A Focus on Industries, Finance, Education and Communication”, o livro reflete a pesquisa iniciada em 2024, por sugestão do Papa Francisco, procurando analisar o impacto da IA em áreas como a indústria, finanças, educação e comunicação, numa perspetiva multidisciplinar e internacional e propondo soluções para os desafios trazidos pelo seu uso crescente.

Com coordenação de Anna Maria Tarantola, o projeto de investigação conjunta da SACRU e da Fondazione tem como co-autores Joseph Bonnici, Andrea Cosentini, Clarisse De Souza, Xavier Ferràs Hernàndez, Andrea Gaggioli, Elisabet Golobardes Ribé, William Hasselberger, Edgar Lyra, Mario A. Maggioni, Alejandra Marinovic, Mirella Mastrea, Giacomo Mazzone, Danielle Morin, Tetsuo Morishita e Giulia Schneider. Conta ainda com uma introdução do Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano. Nos seus contributos, abordam os riscos e desigualdades gerados pelo recurso à IA, identificam condições para ter uma inovação responsável e ética e sugerem formas de colocar a tecnologia ao serviço do bem comum mantendo o respeito pela dignidade humana.

O livro foi apresentado no simpósio “Artificial Intelligence and Care of Our Common Home”, realizado no Istituto Maria Santissima Bambina, em Roma e que contou com a participação da reitora da Universidade Católica e também presidente da SACRU, Isabel Capeloa Gil, na sessão de abertura.

“A novidade deste colóquio — e do volume produzido a partir da investigação de mais de dezasseis académicos — reside na sua reflexão sustentada sobre as possibilidades e as limitações da IA para um modelo de prosperidade humana que ainda afirma a possibilidade do bem comum: não como um sonho nostálgico de idealistas religiosos, mas como um horizonte alcançável para a ação cívica e moral. Aqui, as universidades têm uma responsabilidade particular”, frisou Isabel Capeloa Gil, na sua intervenção.

Acrescentou ainda que esta investigação “é prova da responsabilidade das principais instituições de investigação em medir e monitorizar o desenvolvimento da IA, mas também em assumir responsabilidades e trabalhar com a indústria para cocriar um futuro para a humanidade”.

O evento, promovido pela SACRU e pela Fondazione Centesimus Annus Pro Pontifice, incluiu ainda com uma apresentação do livro e da investigação realizada e um painel de debate sobre a aplicação da IA nas áreas da Indústria, Finanças, Educação e Comunicação.

Antes do Simpósio, todos os participantes e investigadores estiveram num encontro com o Papa Leão XIV, no qual o Santo Padre abordou a evolução da Inteligência Artificial e o seu impacto nos mais jovens, e valorizou esta investigação levada a cabo pela SACRU e pela Fondazione Centesimus Annus Pro Pontifice, considerando-a “uma contribuição verdadeiramente valiosa” sobre o tema.

Categorias: SACRU

Terça, 09/12/2025