Reitora da Católica participa em debate com a Primeira-Dama alemã

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa foi uma das oradoras convidadas do “Bürgerfest”, ou “Festa dos Cidadãos”, uma iniciativa promovida anualmente pelo presidente da Alemanha na sua residência oficial em Berlim, o Palácio Bellevue, para celebrar a participação cívica e a cidadania.

Isabel Capeloa Gil interveio num debate sobre “Dar esperança aos jovens em tempo de crise”, cujo painel de oradoras contou também com a Primeira-Dama da Alemanha, Elke Büdenbender, da presidente do Conselho de Administração do Otto Group, Petra Scharner-Wolff e da secretária de Estado da Renânia Palatinado, Heike Raab, e moderação da atriz Hadnet Tesfai.

A igualdade de oportunidades no acesso à educação, a formação de qualidade em todos os níveis de ensino – do básico ao universitário – e a aprendizagem da respetiva língua desde cedo, foram apontadas como condições essenciais para dar esperança aos mais novos. As oradoras referiram também a importância de compreender as circunstâncias sociais que envolvem a educação, sobretudo em situação de crise, como acontece na Ucrânia, no Médio Oriente e nalgumas regiões de África.

“A educação é esperança para essas crianças, esperança de que a vida continue e que a guerra não dure para sempre”, salientou a Primeira-Dama alemã, Elke Büdenbender.

Na opinião da Reitora da Católica, existe alguma dificuldade por parte dos jovens em compreender a realidade devido à falta de competências linguísticas e de leitura. “Isso começa nas escolas e, depois, nas universidades. Temos estudantes que são competentes tecnicamente, mas que lhes falta compreensão. O facto de se dominar a técnica da leitura, não significa que se tenha acesso à leitura da realidade”, explicou.

Durante o debate, analisou-se também o impacto da digitalização na educação, os efeitos da utilização de telemóveis nas escolas, os perigos das redes sociais e o uso da Inteligência Artificial. Neste contexto, Petra Scharner-Wolff e Heike Raab alertaram para o papel dos pais e educadores em ajudar as novas gerações a contextualizar e a gerir os grandes volumes de informação com que lidam constantemente e lembraram a relevância do controlo parental no consumo de conteúdos digitais.

Todas as intervenientes concordaram que educar num ambiente que estimula a autoestima, a coragem e a esperança requer o envolvimento de todos, pais e educadores, dentro e fora da escola.

“Estamos a falar de esperança e de confiança e também da ideia de que a Europa tem futuro. Há um sentimento entre os jovens de que não são suficientemente ouvidos pelos políticos, que o custo de vida, a escassez de habitação e as perspetivas de rendimento talvez não correspondam ao que idealizam. Temos uma geração fantástica, com formação universitária, criativa, mas que sente que lhe falta algo”, apontou a Reitora da Católica.

“É responsabilidade da nossa geração, que agora ocupa cargos de liderança em universidades, países e empresas, usar essa energia da juventude para construir um futuro melhor e ouvi-los. Acredito que é muito importante não dizer o que eles devem fazer, mas sim ouvi-los e trabalhar nisso”, sublinhou.

Isabel Capeloa Gil integrou a comitiva do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez uma visita oficial à Alemanha para também participar no “Bürgerfest”, “Festa dos Cidadãos” em português, um evento gratuito, pensado para todas as idades, que pretende fortalecer a sociedade civil e reforçar a coesão social, enaltecendo o trabalho voluntário e o envolvimento cívico dos cidadãos. Realizado nos jardins do Palácio Bellevue, durante dois dias oferece um programa diversificado com stands temáticos e atividades em diferentes palcos, como concertos, atuações de dança, sessões de leitura e debates.

Por decisão do atual presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, Portugal foi o país convidado da edição deste ano, tendo assim oportunidade de divulgar a sua cultura e património.

Categorias: A Reitora

Sexta, 12/09/2025