Projetos de Aprendizagem-Serviço da Católica divulgados no simpósio internacional da Uniservitate
A institucionalização da Aprendizagem-Serviço na Universidade Católica Portuguesa foi um dos temas abordados no VI Global Symposium Uniservitate, que decorreu na Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, na Alemanha, sob o mote “Aprendizagem-Serviço num Mundo Frágil: Universidades que alimentam a Paz e a Esperança”. O evento contou com a intervenção da Reitora, Isabel Capeloa Gil.
“Na Católica, vemos a Aprendizagem-Serviço não só como uma inovação pedagógica, mas como uma forma de concretizar a nossa missão: formar cidadãos com um propósito, ligar o conhecimento académico às necessidades sociais reais e reforçar o nosso compromisso com o bem comum”, começou por sublinhar a Reitora.
Após fazer uma breve apresentação do projeto CApS, lançado em 2020 e que tem como objetivo institucionalizar e consolidar a Aprendizagem-Serviço na universidade, Isabel Capeloa Gil sumarizou a evolução desta metodologia, apontando os seus principais marcos. Neste âmbito referiu a entrada na rede da Uniservitate em 2021, a inclusão da Aprendizagem-Serviço no Plano de Desenvolvimento Estratégico 2021-2025 e no Plano de Qualidade, e os reconhecimentos e distinções atribuídos a diferentes projetos neste âmbito, incluindo o primeiro prémio nos Uniservitate Awards, conquistado pela iniciativa “Ser Cuida(i)doso”. “Estes marcos mostram não só continuidade, mas também o aprofundamento, o reconhecimento e a maturidade institucional da Aprendizagem-Serviço na UCP”, enfatizou.
De seguida, Isabel Capeloa Gil apontou as quatro dimensões da institucionalização da Aprendizagem-Serviço: a estrutura, existindo uma equipa própria e nacional com representantes dos quatro campi da Católica; as políticas, materializadas em documentos orientadores para garantir qualidade e coerência; as práticas e o seu impacto na comunidade; e a cultura, que se traduz em “identidade”.
Nos últimos oito semestres na Católica, detalhou a reitora, foram implementadas 124 experiências de Aprendizagem-Serviço, em 147 unidades curriculares e 24 unidades extracurriculares, envolvendo 2.495 alunos, 62 docentes e 176 parceiros, entre os quais 28 organizações internacionais, e chegando a 46 mil beneficiários. Nas 22 unidades académicas dos quatro campi, 54% já introduziram projetos de Aprendizagem-Serviço e 22% dos programas académicos já incluem pelo menos um curso com esta metodologia.
“Na UCP, a Aprendizagem-Serviço tornou-se uma expressão viva de quem somos — uma universidade católica comprometida com a transformação social”, frisa a Reitora. “Ajuda os estudantes a conectar o que aprendem com quem querem ser. Promove a empatia, o envolvimento cívico e um sentido de propósito. Desta forma, a Aprendizagem-Serviço fortalece a nossa cultura institucional — uma cultura que valoriza o serviço, a justiça e a solidariedade como elementos centrais da aprendizagem”, explicou.
Quanto a lições aprendidas, elencou, entre outras, o “papel de liderança no campo da Aprendizagem-Serviço no ensino superior, nacional e internacionalmente”, assumido pela Católica, contribuindo para uma reputação de instituição academicamente inovadora, e a “abordagem em rede”, através da Uniservitate, da Porticus e da aliança Transform4Europe.
Por outro lado, Isabel Capeloa Gil alertou também para os desafios que persistem, como continuar a melhorar a qualidade e a consistência destas experiências, apoiar o corpo docente de forma sistemática e garantir a sustentabilidade a longo prazo.
“Hoje, a Aprendizagem-Serviço é uma forma tangível de incorporarmos o que significa ser uma universidade católica no século XXI: comprometida com a excelência no ensino, conectada com as necessidades reais da sociedade e dedicada a formar estudantes que vêem o conhecimento como uma ferramenta para o serviço e a transformação”, salientou a reitora.
Concluiu, afirmando que “ao institucionalizar a Aprendizagem-Serviço, não estamos apenas a mudar os nossos currículos — estamos a moldar uma cultura de propósito, compaixão e envolvimento social que definirá o futuro da nossa universidade e do ensino superior em geral.”
Realizando-se anualmente, este simpósio da Uniservitate é dirigido a todas as universidades que integram esta rede mundial, da qual a Católica faz parte desde a sua constituição. O objetivo da Uniservitate é promover a Aprendizagem-Serviço no Ensino Superior católico para gerar uma mudança sistémica através de aprendizagens integrais e do compromisso ativo com os desafios da atualidade.