Projeto RADIANT chega ao fim com contributos decisivos para a agricultura sustentável na Europa
Mais de 40 publicações científicas de acesso aberto, ferramentas participativas (agrobiodiversity toolbox), redes locais e europeias, a participação de mais de 45 agricultores e propostas de políticas públicas que reconhecem o valor das culturas subutilizadas na transição para sistemas mais sustentáveis, resilientes e justos: este é o legado sólido do projeto RADIANT, coordenado pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que se aproxima do seu encerramento formal no final de agosto de 2025.
Marta Vasconcelos, investigadora do CBQF e coordenadora do projeto, afirma que "O RADIANT celebrou a agrobiodiversidade, valorizou culturas subutilizadas e plantou as sementes de um futuro mais resiliente e sustentável para a Europa. Foi um privilégio coordenar este momento de fecho com tantas pessoas e instituições inspiradoras.”
A última Assembleia Geral do projeto europeu RADIANT – Realising Dynamic Value Chains for Underutilised Crops (site do projeto), financiado pelo Horizonte 2020, teve lugar no dia 21 de julho de 2025 na Universidade Católica Portuguesa no Porto. O evento reuniu os parceiros do consórcio para analisar os resultados do projeto e preparar os seus desdobramentos futuros. Este encontro marcou um momento de balanço, partilha e celebração de quatro anos de trabalho dedicado à valorização das culturas subutilizadas nos sistemas agroalimentares europeus.
Durante dois dias de sessões de trabalho, foram apresentados avanços significativos em áreas como a caracterização participativa de variedades locais, o mapeamento de cadeias de valor, as boas práticas agrícolas e as recomendações de políticas públicas para fomentar a biodiversidade agrícola.
RARE FOOD FAIR: sabores raros, conhecimento partilhado
Em paralelo à Assembleia Geral, decorreu a RARE FOOD FAIR, uma feira pública dedicada à diversidade alimentar, à cultura gastronómica local e ao papel das NUS (culturas subutilizadas) em sistemas alimentares sustentáveis, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O evento contou com a presença de produtores, investigadores, estudantes e consumidores, oferecendo um programa diversificado que incluiu provas de produtos, showcookings e bancas com produtos para venda.
Produtos como farinha de bolota, sumos verdes de "leafy greens", mel biológico, novos snacks e leguminosas foram alguns dos destaques da feira. A iniciativa gerou grande interesse público e mediático, , e permitiu destacar a importância da biodiversidade agrícola e das espécies esquecidas no combate às alterações climáticas, à perda de diversidade e à insegurança alimentar.
Marcaram presença no evento, enquanto expositores:CMPorto, NutritionforHappiness, APN, PortugalFoods, Herdade do Freixo do Meio, Bere Barley (UK), Sementes do Futuro, Tapada da Vilariça, Mercearia Sem Saco, BioFontinhas, Season Garden (Hungria), Nadar Climate Positive Spirits (UK), CONAT, Occidens, DIKOT (Grécia), Quantica Editora, German Institute of Food Technologies (DIL), NaturApis, Vencedores do prémio Ecotrophelia em Portugal (UCP), entre outros.
As ações de encerramento do projeto reforçaram o papel das culturas subutilizadas na promoção da soberania alimentar, da resiliência climática e da diversificação agrícola, posicionando o RADIANT como um projeto de referência no contexto europeu.
Categorias: Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Terça, 26/08/2025